▶ 3° TRIMESTRE DE 2025 ▶ EBD ADULTOS

TEXTO ÁUREO
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações."
VERDADE PRÁTICA
A Igreja de Jerusalém, como igreja-mãe, tornou-se exemplo para as demais. Um modelo a ser seguido por todas as igrejas verdadeiramente
bíblícas.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Atos 1.12-14
■ Esperando em oração
Terça – Atos 2.38
■ A necessidade da conversão espiritual
Quarta – Atos 2.42
■ Os pilares da igreja cristã
Quinta – Atos 2.38,39
■ Arrependimento, batismo e o dom do Espírito Santo
Sexta – Atos 2.39
■ A atualidade da promessa
Sábado – Atos 2.43
■ Uma igreja reverente
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 2.37-47
37 - Ouvindo eles ísto, compungiram-se
em seu coração e perguntaram a Pedro
e aos demais apóstolos: Que faremos,
varões irmãos?
38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos,
e cada um de vós seja batizado em nome
de Jesus Cristo para perdão dos pecados,
e recebereis o dom do Espírito Santo.
39 - Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a
tantos quantos Deus, nosso Senhor chamar.
40 - E com muitas outras palavras isto
testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
41 - De sorte que foram batizados os que
de bom grado receberam a sua palavra;
e, naquele dia, agregaram-se quase três
mil almas.
42 - E perseveravam na doutrina dos
apóstolos, e na comunhão, e no partir do
pão, e nas orações.
43 - Em cada alma havia temor, e muitas
maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44 - Todos os que criam estavam juntos
e tinham tudo em comum.
45 - Vendiam suas propriedades e fazendas
e repartiam com todos, segundo cada um
tinha necessidade.
46 - E, perseverando unânimes todos os
dias no templo e partindo o pão em casa,
comiam juntos com alegria e singeleza
de coração,
47 - louvando a Deus e caindo na graça de
todo o povo. E todos os dias acrescentava
o Senhor à igreja aqueles que se haviam
de salvar.
Hinos Sugeridos: 306 • 400 • 577 da Harpa Cristã
■ INTRODUÇÃO
Por ser a Igreja-mãe, Jerusalém torna-se o modelo
para as demais igrejas que
foram implantadas. É de Jerusalém que partem as
decisões que buscam, por
exemplo, disciplinar e padronizar determinadas práticas
cristãs. A igreja de Jerusalém
já nasce forte! Sendo de origem divina, cheia do Espírito Santo e supervisionada
pelos apóstolos, essa igreja
é bem alicerçada. Isso fica
claro no ministério da Palavra, a quem os apóstolos se devotaram
inteiramente e ao exercício dos diversos
dons que abundavam no seu meio. É,
portanto, uma igreja da Palavra e do
Espírito. E mais - é uma igreja onde a
observância das ordenanças de Cristo
é praticada na esfera do culto cristão.
Assim, a igreja cristã primitiva exibe
marcas que se tornaram um padrão para
todas as igrejas em todas as épocas e
lugares.
Palavra-Chave: Modelo
I – UMA IGREJA COM SÓLIDOS ALICERCES
1. Uma igreja com fundamento
doutrinário. A igreja de Jerusalém era
uma igreja bem doutrinada. Lucas diz
gue, antes de ascender aos céus, Cristo
deu "mandamentos, pelo Espírito Santo,
aos apóstolos que escolhera" (Atos 1.2).
Uma igreja genuinamente cristã reflete
a prática e os ensinos dos apóstolos. É
exatamente isso o que o livro de Atos diz
da primeira igreja: "E perseveravam na
doutrina dos apóstolos" (Atos 2.42). Uma
igreja só pode ser considerada genuinamente cristã quando ela consegue
ensinar e doutrinar seus membros de
tal forma que eles passem a refletir o
caráter de Cristo.
2. "Perseveravam na doutrina dos
apóstolos" (At 2.42). A expressão diz
muito sobre o processo de discipulado
da igreja de Jerusalém. Era uma igreja
bem doutrinada, e, portanto, bem discipulada. A palavra "doutrina" traduz
o termo grego didaché, que significa "ensinar" e "instruir". Tem a ver,
portanto, com o discipulado cristão.
O discípulo é alguém que consegue
reproduzir, isto é, levar adiante o que
aprendeu de seu Mestre. Os apóstolos
aprenderam de Cristo; a igreja cristã
primitiva aprendeu dos apóstolos e
agora vivia isso a fim de transmitir a
outros o que aprendeu. A tragédia da
igreja acontece quando ela não consegue ser discipulada, nem tampouco
discipular.
3. Uma igreja relacional e piedosa.
A igreja de Jerusalém perseverava na "comunhão" (Atos 2.42). A maioria dos
intérpretes entende que a palavra grega
koinonia, traduzida aqui como "comunhão" é uma referência às relações
interpessoais dos primitivos cristãos.
A primeira igreja era, portanto, uma
igreja relacional. Assim, perseverar na
comunhão tem o sentido de "se dedicar"
à construção de bons relacionamentos.
Tem a ver com o modo de vida dos
crentes. Sem o cultivo de relações interpessoais fortes, a igreja cai em um
mero ativismo. Há muita atividade, mas
sem o calor humano que caracteriza a
verdadeira vida cristã.
A mesma igreja que perseverava na
doutrina dos apóstolos e na comunhão
era a mesma igreja que vivia em oração
(Atos 2.42). A igreja de Jerusalém orava!
Assim, Pedro e João foram ao templo na
hora nona de oração (Atos 3.1); os apóstolos
estabeleceram como prática dedicar-se
à oração (Atos 6.4) e a Igreja reunida na
casa de Maria, mãe de Marcos, se dedicava à oração (Atos 12.5).
SINOPSE I
A igreja de Jerusalém tinha
como característica a perseverança na doutrina, comunhão
e oração. Isso fazia dela uma
igreia piedosa.
A tragédia da igreja acontece quando ela não consegue ser discipulada, nem tampouco discipular.
II – UMA IGREJA OBSERVADORA DOS SÍMBOLOS CRISTÃOS
1. O Batismo. Após o primeiro sermão
do apóstolo Pedro na igreja de Jerusalém,
e como resposta a uma pergunta, ele
disse ao povo: "Arrependei-vos, e cada
um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados" (Atos 2.38). Naquela época, a primeira igreja
batizava quem se convertia. Ela sabia
que o batismo era uma das ordenanças
de Jesus e que ele era um dos principais
símbolos da fé cristã (Marcos 16.16). O batismo era um dos primeiros passos da fé
cristã, um rito de entrada para a nova
vida em Cristo. Mas para ser batizado,
a pessoa precisava ter se arrependido
dos seus pecados e crido em Jesus. Era
preciso ter consciência do sentido desse
símbolo de fé. Assim, o batismo era um
testemunho público de que a pessoa havia
se convertido. Por meio dele, os cristãos
de Jerusalém mostravam ao mundo que
sua vida agora era diferente, que eles
tinham uma nova vida em Cristo.
2. A Ceia do Senhor. A Ceia do Senhor é a outra ordenança dada por Jesus e que foi observada pela igreja de Jerusalém. "E perseveravam... no
partir do pão" (Atos 2.42). A maioria dos
estudiosos concorda que esse texto é
uma referência à prática da Ceia do
Senhor entre os primeiros cristãos.
Donald Gee, um dos principais mestres
do pentecostalismo britânico, disse que,
quando tomada corretamente, a Ceia
leva a Igreja ao próprio coração de sua
fé; ao próprio centro do Evangelho; ao
objeto supremo do amor de Deus. Portanto, quão abençoado é esse "'partir do
pão"! Parece provável que os primeiros
cristãos, combinando essa ordenança
simples com a "festa do amor" de sua
refeição comuffi, lembravam assim a
morte do Senhor "todos os dias" (Atos 2.42-46).
SINOPSE II
Na igreja de Jerusalém os símbolos essenciais da fé cristã,
o Batismo e a Ceia do Senhor,
eram reverentemente observados.
III – UMA IGREJA MODELO
1. Uma igreia reverente e cheia de
dons. É dito da igreja de Jerusalém: "Em
cada alma havia temor" (Atos 2.43). A
palavra grega traduzida como "temor"
é phóbos, que também significa "reverência, respeito pelo sagrado". Havia um
forte sentimento da presença de Deus!
Havia um clima da presença do sagrado,
do que é santo, o mesmo sentido que
teve Moisés quando o Senhor o mandou
tirar os sapatos dos pés porque o lugar "é terra santa" (Êxodo 3.5). Precisamos
aprender com a primeira igreja! Não
podemos perder o respeito pelo sagrado.
Lucas destaca que "muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos"
(Atos 2.43). "Sinais (gr. Téras) e maravilhas
(gr. Sémeion)" são as mesmas palavras
usadas pelo apóstolo Paulo para se referir aos dons do Espírito Santo que se
manifestavam em suas ações missionárias (Romanos 5.19). Os dons espirituais
ornamentavam a igreja cristã primitiva.
2. Uma igreja acolhedora. Dentre as
muitas marcas de uma igreja relevante,
o acolhimento aparece como uma das
suas principais. Uma igreja, para se
tornar relevante, necessariamente deve
ser acolhedora. A igreja de Jerusalém é
um modelo de igreja acolhedora. Além
de estarem juntos, o texto bíblico diz
que naquela igreja "todos os que criam
estavam juntos e tinham tudo em comum" (Atos 2.44). Não é fácil partilhar,
muito menos acolher. A nossa tendência
é nos fechar em nosso mundo e deixar de
fora quem achamos ser inconveniente.
Numa igreja acolhedora, os membros
se sentem acolhidos e parte do grupo.
3. Uma igreja adoradora. A igreja
de Jerusalém era também uma igreja
adoradora: "louvando a Deus" (Atos 2.47). "Louvando", traduz o verbo grego aineo.
É o mesmo termo usado para se referir
aos anjos e pastores que louvavam a Deus
por ocasião do nascimento de Jesus (Lucas 2.13,20); é usado também para descrever
o paralítico que louvava a Deus depois que
foi curado junto a Porta Formosa do Templo (Atos 3.8). É, portanto, uma expressão
de júbilo e de gratidão. Louvar é muito
mais que simplesmente "cantar"; é uma
expressão de rendição e total entrega! E
o reconhecimento da grandeza de Deus
e de seus poderosos feitos.
SINOPSE III
Os princípios da Igreja de Jerusalém nos ensinam a viver
a dimensão espiritual, do acolhimento e da adoração.
■ CONCLUSÃO
Vimos, nesta lição, algumas características que marcaram a primeira igreja.
Frequentemente, nos referimos a ela como
a "Igreja Primitiva". Vemos como sendo
uma igreja ideal, modelo para todas as
outras. De fato, ela é a igreja-mãe. Isso,
contudo, não significa dizer que a igreja
de Jerusalém não tivesse problemas. Pelo
contrário, veremos em outras lições, que
havia alguns bem desafiadores. Nada,
contudo, que tire o seu brilho e nos impeça
de nos espelharmos nela.
REVISANDO O CONTEÚDO
1. Qual a expressão bíblica que diz muito sobre o processo de discipulado
da igreja de Jerusalém?
A expressão é: "Perseveravarn na doutrina dos apóstolos" (Atos 2.42). Isso
demonstra que a igreja de Jerusalérn era bem doutrinada e discipulada,
refletindo os ensinamentos dos apóstolos.
2. O que significa a palavra grega "koinonia", mencionada no texto em referência à igreja de Jerusalém?
"Koinonia significa "comunhão" e se refere às relações interpessoais dos
primeiros cristãos, destacando que a igreja era relacional e dedicada à
construção de bons relacionamentos.
3. Como o batismo era visto na igreja de lerusalém?
O batismo era considerado uma ordenança de Jesus e um dos principais
símbolos da fé cristã. Ele representava um rito de entrada para a nova vida
em Cristo, sendo um testemunho público de conversão.
4. O que Donald Gee diz a respeito da Ceia do Senhor?
Donald Gee afirrnou que, quando tornada corretamente, a Ceia leva a Igreja
ao próprio coração de sua fé ao centro do Evangelho e ao objeto supremo
do amor de Deus.
5. O que a igreja pode fazer para se tornar relevante?
Uma igreja, para se tornar relevante, necessariamente deve ser acolhedora.
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