
• Conhecendo a história de Abigail
O nome Abigail tem origem hebraica e significa “meu pai é alegria” ou “a alegria do meu pai”.
Na Bíblia, em 1 Samuel 25, nos é dito que Abigail, mulher de bom entendimento e formosa, era esposa de Nabal, um homem duro e maligno, cujo nome significa “insensato”.
Certo dia Davi estava no deserto de Parã e ouviu falar de Nabal, um homem rico que estava tosquiando suas ovelhas no Carmelo. Davi, então, enviou mensageiros para cumprimentar Nabal e pedir provisões. No entanto, Nabal os destratou.
Abigail foi avisada do ocorrido, das intenções de Davi e, apressando-se, reuniu uma generosa oferta de alimentos e vinho, incluindo pães, ovelhas guisadas, trigo tostado e figos passados e, montada em um jumento, desceu pelo monte e encontrou Davi e seus homens.
Abigail prostrou-se diante de Davi e disse: “Ah, senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva”.
Ela reconheceu a insensatez de Nabal e pediu perdão em nome de seu marido. Davi ouviu Abigail e desitiu da vingança contra Nabal.
Abigail, ao ficar viúva, aceitou o pedido de Davi e, acompanhada por suas cinco servas, foi ao encontro dele, tornando-se sua terceira esposa (1 Samuel 25:42). Quando Davi foi forçado a fugir para Gate, a Bíblia registra que ele levou Abigail consigo (1 Samuel 27:3). Em Hebrom, Abigail teve um filho de Davi, Quileabe, seu segundo filho. Quileabe, também é conhecido como Daniel, e é mencionado em 1 Crônicas 3:1 e II Samuel 3:3.
• Aplicando a história de Abigail
Abigail é um exemplo de prudência, humildade e coragem. Ela intercedeu pelo seu lar e evitou um conflito desnecessário, um derramamento de sangue.
A história de Abigail nos oferece valiosas lições e aplicações práticas para a nossa vida:
- Devemos evitar conflitos desnecessários: Abigail evitou um confronto violento entre Davi e Nabal. Às vezes, podemos ser chamados a ser pacificadores e buscar a paz, mesmo quando outros estão agindo de forma imprudente. A história de Abigail nos lembra da importância de buscar soluções pacíficas em vez de alimentar conflitos.
- Sabedoria e Humildade: Abigail demonstrou sabedoria ao interceder por seu marido, Nabal, e evitar um conflito desnecessário com Davi. Ela reconheceu a insensatez de Nabal e agiu com humildade, buscando reconciliação.
- Intercessão e Bondade: Abigail não apenas intercedeu por seu lar, mas também ofereceu generosamente provisões a Davi e seus homens. Ela agiu com bondade, mesmo quando enfrentava dificuldades.
- Fidelidade a Deus: Abigail serviu a Deus ao agir com sabedoria e bondade. Ela reconheceu que Deus estava no controle e confiou em Sua providência. Em nossas vidas, podemos buscar a fidelidade a Deus, confiando em Sua orientação e agindo de acordo com Seus princípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine!
Comente com moderação e respeito!