Este Blog tem por objetivo explorar temas relacionados à Educação Cristã e ao Ensino Bíblico. Acredito que o conhecimento das Escrituras é essencial para o crescimento espiritual e a formação de discípulos comprometidos. Neste espaço, compartilho insights, reflexões e recursos para enriquecer sua jornada de fé.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

BREVE ESTUDO SOBRE PECADO, TRANSGRESSÃO E INIQUIDADE

Naturalmente nem todos os erros de uma pessoa são da mesma natureza. Há erros que a pessoa comete porque é orgulhosa, rebelde, e se recusa a obedecer a vontade de Deus, como também há erros que a pessoa comete porque é imper-feita e ainda está aprendendo a agir como deve – pode ser que ela até queira fazer a coisa certa, mas acaba errando. 

Embora nem todo erro tenha natureza igual, em muitas passagens da Bíblia os erros de uma pessoa são todos resumidos por uma mesma palavra, como “pecado”. 
Por exemplo, Jesus disse para a mulher que lhe lavou os pés com as próprias lágrimas: “... Os teus pecados te são perdoados” – Lucas 7:48. 
É claro que aquela mulher tinha cometido diferentes tipos de erros ao longo da vida, mas Jesus resumiu tudo na palavra “pecados”. 

Davi entendeu que tinha cometido uma série de erros. Ele escreveu (compôs) o Salmo 51 depois de ter tomado consciência dos seus muitos erros relacionados ao adultério com Bate-Seba. Um deles, a armadilha que levou à morte Urias, soldado do exército do rei Davi e marido de Bate-Seba. 

No Salmo 51 vemos que Davi utiliza três palavras diferentes para falar de suas falhas ao Senhor: 

SALMO 51.1:2 
1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 
2 Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado

Em princípio, quando lemos este verso, pensamos que se trata do salmista enfatizando seu pecado e utilizando palavras diferentes para mostrar a gravidade de sua falha. Mas ao analisarmos o contexto e, é claro, a concordância bíblica, vemos que não se trata da mesma coisa. Davi deixou claro que ele havia: 

1 - Transgredido a lei de Deus; 
2 - Se deixado dominar pela iniquidade; e 
3 - Praticado o pecado. 

Davi usou três palavras diferentes para se referir aos próprios erros: transgressão, iniquidade e pecado. E ele não fez isso por acaso, pois estava se referindo a três tipos de erros bem distintos, pois transgressão, iniquidade e pecado são coisas diferentes. 

TRANSGRESSÃO 

Enquanto pecar é errar o alvo, transgredir é mirar fora, propositalmente. O transgressor decide errar. Ele sabe que é pecado, mas voluntariamente decide seguir os desejos de seu ego; de sua carne. A transgressão é uma forma agravada do pecado. Porque ele tem a lei escrita em sua frente, explicitamente, mas ele resolve não obedecer a lei, prefere ultrapassar os limites estabelecidos. 

Logo, a transgressão é uma violação daquilo que é exigido que nós cumpramos. Quando o motorista dirige acima do limite de velocidade que foi estabelecido para determinada estrada, ela comete uma transgressão. O motorista comete o erro (a infração) tendo total consciência do que estava fazendo. Sabe que não deveria fazer aquilo, mas faz assim mesmo, porque o erro lhe traz algum prazer ou alguma vantagem (chegar mais rápido ao seu destino, por exemplo). 

Na vida espiritual, o limite que não deve ser ultrapassado é a lei de Deus. Ali foi estabelecido o que a pessoa pode ou não fazer e ultrapassar conscientemente tal limite, ou seja violar essa lei, é cometer uma transgressão (Romanos 4:15Gálatas 3:19). 

A transgressão, portanto, é um ato de desobediência explícita. Implica em querer fazer a própria vontade, contestando ativamente a vontade de Deus. Quando Davi diz que transgrediu, ele tem a convicção de que se apartou de Deus ou se rebelou contra o governo e autoridade do seu superior. 
Perceba que Davi tem convicção que transgrediu, que se rebelou contra os mandamentos de Deus! 

• Deus havia dito: “Não adulterarás”. Davi, ignorou este mandamento. 
• Deus havia dito: “Não matarás”. Davi também desobedeceu esse mandamento. 
Com a palavra “transgressões”, ele estava reconhecendo isso! 
Davi estava dizendo: “Senhor, eu desprezei a tua mão; libertei-me de teus braços amáveis; rejeitei a tua autoridade, fiz a minha própria vontade. Estas são as minhas transgressões”. 

Versículos sobre Transgressão

ROMANOS 4:15 
¹⁵ Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.

GÁLATAS 3:19
¹⁹ Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que vies-se a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.

PROVÉRBIOS 28:13
¹³ O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

ISAÍAS 44:22
²² Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi. 
INIQUIDADE

Iniquidade é um erro que tem a ver com algo interno – pensamento e/ou sentimento perverso que a pessoa deixa crescer no seu interior. É exatamente por isso que a palavra “iniquidade”, no hebraico, significa “curvatura”, pois se refe-re a algo que está “torto” no íntimo da pessoa. A iniquidade costuma preceder a transgressão: A pessoa abriga pensamentos errados e eles acabam dando origem a uma rebeldia consciente (transgressão). 

Uma pessoa iníqua transgride às leis e normas morais e éticas sem qualquer tipo de ressentimento ou escrúpulos. A iniquidade está, normalmente, relacionada com o cinismo e a falta de caráter. A criminalidade, pecado ou injustiça são algumas das ações de quem pratica a iniquidade. No caso de Davi, a iniquidade residiu na luxúria que ele nutriu por uma bela mulher casada – da janela do seu palácio pôde vê-la tomando banho e a desejou. E deixou aquele pensamento errado tomar conta da sua mente. Davi acabou mandando chamar aquela mulher ao seu palácio e adulterou com ela. A iniquidade de Davi (luxúria) deu origem à transgressão (adultério). No segundo versículo do Salmo 51 Davi estava dizendo: “Eu não só transgredi a tua lei explicita. Eu também, em meu coração, fui hipócrita, errante. Meus pensamentos foram impuros, e meus propósitos, vergonhosos. Onde eu deveria ter sido sincero e puro, fui desonesto e perverso. No mais íntimo de meu ser, fervilham coisas vis que amam viver e se desenvolver nas trevas profundas. Sou um homem perverso e trapaceiro”. Davi não era apenas um rebelde; era também um perverso, um enganador. Ele maquinou o mau, foi maquiavélico! Ele tramou o mau, e esta foi a sua iniquidade. 

Versículos sobre Iniquidade

ISAÍAS 53.5:6
⁵ Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 
⁶ Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. 

JEREMIAS 2:22
²² Por isso, ainda que te laves com salitre, e amontoes sabão, a tua iniquidade está gravada diante de mim, diz o Senhor DEUS. 

EZEQUIEL 28.14:18
¹⁴ Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
¹⁵ Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.
¹⁶ Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecas-te; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim co-bridor, do meio das pedras afogueadas.
¹⁷ Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedo-ria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. 
¹⁸ Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te veem. 
PECADO

Pecado significa, no hebraico, errar o “alvo”. O alvo é a vontade de Deus, logo, quando deixamos de fazer a vontade de Deus cometemos pecado, pois erramos o alvo. Essa palavra designa pecados morais, idolatria e pecados cerimoniais (Êxodo 20:20 • Juízes 20:16 • Provérbios 8:36 • Provérbios 19:2). 

No caso do pecado, esse acontece por conta das imperfeições da pessoa – por exemplo, ela se deixa levar pelas aparências ou não controla o próprio temperamento. Pecado é querer fazer certo mas acabar errando. É mirar no alvo, mas errar. Ela pode até estar querendo acertar o “alvo” e fazer a vontade de Deus. Mas acaba errando assim mesmo. 
 O Apóstolo Paulo escreveu: 

ROMANOS 7:19
¹⁹ Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. 

Paulo lamentou que, muitas vezes, queria fazer a coisa certa e acabava errando assim mesmo. Queria acertar e ainda assim acabava pecando. Esse não é um erro fruto da rebeldia, da vontade de transgredir as leis de Deus. A situação aqui é outra: trata-se da incapacidade do homem de não cometer pecado. 

1 JOÃO 1:10
¹⁰ Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 

ANOTE AÍ...:


A palavra hamartiologia vem de dois termos gregos: hamartia, que significa “impureza”, “erro”, “desvio”, e logos, que significa “palavra”, “estudo” ou “tratado”. Assim, Hamartiologia é a doutrina pecado. 

Versículos sobre Pecado

GÊNESIS 31:36
36 Então irou-se Jacó e contendeu com Labão; e respondeu Jacó, e disse a Labão: Qual é a minha transgressão? Qual é o meu pecado, que tão furiosamente me tens perseguido? 

JUÍZES 20:16
 ¹⁶ Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam.

JÓ 10:6
⁶ Para te informares da minha iniquidade, e averiguares o meu pecado?

JEREMIAS 14:20
²⁰ Ah! Senhor! Conhecemos a nossa impiedade e a maldade de nossos pais; porque pecamos contra ti. 

1 JOÃO 3:4
 ⁴ Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade.

■ CONCLUSÃO
Ao analisarmos o contexto de cada palavra e seus respectivos significados (transgressão, iniquidade e pecado), vemos que Davi orou: 

• Apaga minhas transgressões ... – Davi vivia no tempo da Lei. E havia transgredido três delas: 

1 - Não matarás (Êxodo 20:13) 
2 - Não adulterarás (Êxodo 20:14) e 
3 - Não cobiçarás a mulher do teu próximo (Êxodo 20:17). 

Davi conhecia a Lei pois meditava nela. Conhecia sua culpa e confiava na misericórdia do Senhor para ter sua transgressão apagada, uma vez que não havia mais nada que pudesse ser feito para reparar seu erro. 

• Lava-me completamente da minha iniquidade... – A maldade havia tomado o íntimo de Davi e ele desejava ser limpo dela. Iniquidade – como dito anteriormente - é algo invisível para o ser humano. É aquilo que está no íntimo do homem. E somente o Senhor vê! 

JEREMIAS 17.9:10
⁹ Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhece-rá? 
¹⁰ Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. 

Iniquidade é muito mais que um ato de desobediência. É algo sujo que habita dentro do coração do homem, é a natureza má e perversa da qual todas as pes-soas precisam lavar-se. Iniquidade é pecado: 

1 JOÃO 3:4
⁴ Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é ini-quidade. 

Muitas vezes nossos atos podem nos enganar ou enganar a outros. Muitas pessoas podem pensar e fazer outros pensarem que estão agindo de maneira bondosa ou leal, mas o Senhor conhece todos os corações. 

MATEUS 23:28
²⁸ Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormen-te estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. 

• Purifica-me do meu pecado... – Davi havia “errado o alvo” quando cobi-çou, adulterou com Bate-Seba e planejou a morte de Urias. Pecar é come-ter faltas contra si mesmo ou contra nossos semelhantes. Muitas vezes o pecado pode ser visto ou sentido. No caso de Davi, seu pecado se tornou público em todo o Israel.

1 JOÃO 5:17
¹⁷ Toda a iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte. 

O pecado guarda íntima relação com a carne, pois nossa natureza nos comprime todos os dias a cometer pecado. 

O apóstolo Paulo expressou, como dito, essa condição humana: 

ROMANOS 7.18:19
¹⁸ Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. 
¹⁹ Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. 

Conclui-se, pela oração de Davi, que transgressão, iniquidade e pecado são faltas gravíssimas diante do Senhor e nos afastam da presença de Deus. 

Vimos também que estas faltas recebem tratamento diferenciado da parte de Deus:

• A transgressão é APAGADA;
• Iniquidade é LAVADA; e o 
• Pecado é PURIFICADO. 

Todas elas recebem perdão do Senhor e uma vez perdoado, Deus não se lembra mais delas: 

ISAÍAS 43:25
²⁵ Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. 

E ainda assim, se por qualquer motivo cometermos atos individuais de pecado, somos convidados a nos aproximar do trono da graça com confiança, sabendo que vir a Deus e confessar nossos pecados nos permitirá renovar nosso rela-cionamento com Ele. 

HEBREUS 4.13:16
¹³ E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. 
¹⁴ Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 
¹⁵ Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 
¹⁶ Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

7 comentários:

  1. Excelente estudo e muito esclarecedor!!! Muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus!
    Respostas, as quais buscava luz, muito obrigada. Deus abençoe!🙏🏻

    ResponderExcluir
  3. estudo maravilhoso

    ResponderExcluir
  4. Estudo esclarecedor 👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Pastor Ademar, excelente estudo.

    ResponderExcluir
  6. IZABEL AFONSO LEITE16/02/2025, 18:25

    Amei o estudo, completíssimo.
    Muito obrigada 🙏
    Deus te abençoe grandemente 🙏

    ResponderExcluir
  7. Excelente estudo. muito esclarecedor e edificante. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Opine!
Comente com moderação e respeito!