
Miriã, também conhecida como Miriam, foi uma figura proeminente no relato do Êxodo, o evento em que o povo de Israel foi libertado da escravidão no Egito. Conheçamos um pouco mais sobre a sua vida e legado:
1. Irmã de Moisés e Arão:
● Miriã era a irmã mais velha de Moisés e de Arão, filha de Anrão e Joquebede.
●Ela desempenhou um papel significativo na proteção e preservação de Moisés quando ele era um bebê.
● Quando Moisés nasceu, seus pais o esconderam por três meses e depois o colocaram no rio dentro de um cesto impermeável de junco. Miriã o vigiou à distância.
2. Profetisa e Líder:
● O termo “profetisa” foi empregado para se referir a Miriã quando ela liderou as mulheres de Israel com música, danças e um poema de louvor a Deus.
● Essa celebração ocorreu após a travessia do Mar Vermelho, quando Deus concedeu livramento aos israelitas contra os egípcios:
Êxodo 15.20:21
²⁰ Então Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
²¹ E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.
● A música cantada por Miriã era uma variação do cântico de Moisés no Mar Vermelho.
Conflito e Lepra:
● Miriã e Arão se rebelaram contra seu irmão Moisés, principalmente por causa de seu casamento com uma mulher cuxita.
● Entretanto, a implicância com a esposa de Moisés escondia algo mais profundo: inveja da autoridade de Moisés.
● Deus repreendeu esse comportamento invejoso, e Miriã foi tomada de lepra, ficando “branca como a neve”:
Números 12:10
¹⁰ E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa.
Miriã é lembrada como uma mulher corajosa, líder inspiradora e profetisa, cuja vida desempenhou um papel crucial na história do povo de Israel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine!
Comente com moderação e respeito!