LEITURA BÍBLICA
Marcos 4.26-34
A MENSAGEM
Jesus disse: O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra.
Marcos 4.26
DEVOCIONAL
• Segunda | Mateus 13.24-26,30
• Terça | Lucas 13.18,19
• Quarta | Lucas 17.20,21
• Quinta | Marcos 1.14,15
• Sexta | Mateus 6.33
• Sábado | 1 Coríntios 3.6-9
VAMOS DESCOBRIR
Você sabe explicar com suas palavras o que é o Reino de Deus? Hoje vamos estudar sobre esse tema. Jesus contou muitas histórias para explicar verdades profundas sobre o seu Reino. A partir de duas parábolas contadas por Jesus, abordaremos questões como o crescimento invisível, porém, constante do Reino e seu início inexpressivo como um grão de mostarda e seu resultado final Vamos lá?!
HORA DE APRENDER
Hoje estudaremos duas histórias que fazem parte de um conjunto ainda maior de parábolas conhecidas como “parábolas do Reino”. Nesta lição, trataremos de apenas duas. Em ambas, Jesus compara o seu Reino às pequenas sementes.
I – O REINO DE DEUS
Afinal de contas, o que é o Reino de Deus? Você já parou para pensar nisso? De forma simples e objetiva, o Reino de Deus é a intervenção divina na História da humanidade para cumprir os seus propósitos redentores. Esse conceito nasceu na esperança judaica do Antigo Testamento, de uma ação divina que dava fim à presente era (marcada pelo pecado, dor, doença, atuação maligna) introduzindo um novo tempo (caracterizado pela presença do Espírito, da justiça, saúde e paz). Ou seja, os judeus aguardavam pelo fim, pois o fim também significava um novo começo – o início de uma nova história com Deus, o tempo do seu reinado.
Assim, podemos ver que o Reino de Deus é tanto presente, quanto futuro. Ao analisarmos os ensinamentos de Jesus, fica evidente a existência de uma tensão entre o Reino que chegou e o Reino que está por vir. Ele descreveu o Reino como algo presente (Lc 17.21; Mc 1.14; Mt 12.28), mas também como uma expectativa futura (Mt 6.10,33; 8.11; Mc 9.47). Na tentativa de traduzir essa tensão é que os teólogos falaram do Reino como “já” em relação a sua instauração presente e “ainda não” em relação a sua consumação futura. Por enquanto, aguardamos paciente e esperançosamente a consumação desse Reino (Rm 8.18-25; Fp 3.20,21; 1 Ts 1.9,10), enchendo-nos da presença do Espírito Santo.
O Reino é sinônimo da atividade de Deus
II – O REINO É COMO UMA SEMENTE
Jesus contou uma pequena parábola, que é narrada unicamente por Marcos (4.26-29). É a história do homem que lança a semente sobre a terra e, independentemente do seu esforço, acordado ou dormindo, ela brota e cresce, e, quando menos espera, seus frutos estão maduros e prontos para a colheita. Aqui temos algumas lições importantes sobre o Reino de Deus para aprender. Jesus diz que com o Reino de Deus também é assim; ao ser semeado nos corações, misteriosa e secretamente, ele vai crescendo e tomando forma, até que seus frutos sejam visíveis e abundantes.
De maneira que, assim como o lavrador precisa reconhecer seus limites, precisamos também aprender e aceitar que somente Deus é quem tem o controle de tudo. Nós somos apenas aqueles que lançam a semente e não temos o poder de fazê-las crescer e frutificar no tempo que queremos. Às vezes, algumas dão resultados rápidos, e outras demoram. No entanto, é o Senhor Todo-Poderoso que tem o domínio sobre todo o processo. O próprio Jesus, ao falar sobre o papel do Espírito Santo, disse que é Ele que “[…] convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito, justo e também do julgamento de Deus” (Jo 16.8).
Como fica claro, nosso papel é semear, porém, o crescimento do Reino é responsabilidade exclusiva de Deus (1 Co 3.6,7). Em vez de ficarmos aflitos, devemos ter paciência, confiança e expectativa naquilo que vai acontecer sob a supervisão divina. Afinal de contas, o tempo de espera chegará ao fim e a colheita será efetuada (Mc 4.29). Assim também é com o Reino de Deus, chegará um tempo em que as inúmeras sementes espalhadas sobre a face da Terra crescerão e darão frutos em abundância e a colheita final, então, acontecerá; e o Reino que já teve início terá sua consumação final. Essa é nossa esperança.
Nós somos apenas aqueles que lançam a semente
III – O CRESCIMENTO DO REINO
Seguindo seus ensinamentos sobre o Reino de Deus, Jesus lhes propôs outra parábola (Mc 4.30-32). E essa é tão cativante como a anterior. Agora, Ele recorre à semente de mostarda, a menor das hortaliças da Palestina naquela época. A mostarda, uma vez semeada, “cresce muito até ficar a maior de todas as plantas. E os seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas” (v.32). Como é possível notar, a história de Jesus dá um destaque tanto ao tamanho inexpressível da semente quanto ao resultado que ela produz, pois assim como o minúsculo grão de mostarda é capaz de produzir um enorme arbusto com até quatro metros de altura, assim também é o Reino de Deus, que no tempo oportuno revelará toda sua grandeza e efetividade.
O Reino que teve um início pequeno (como uma semente de mostarda) na Palestina com Jesus e os doze discípulos, logo começou a dar seus primeiros frutos em Atos dos Apóstolos (4.4; 5.14; 6.7) e tem crescido consistentemente no coração de milhares e milhares de pessoas espalhadas por toda Terra. Com essa parábola, o Senhor estava encorajando seus discípulos a permanecerem firmes e constantes, apesar de toda perseguição, incompreensão e deboche que estivessem recebendo, pois, o Reino que era pequeno cresceria em tamanho e em influência.
CONCLUSÃO
O Reino já está presente entre nós. Como uma semente que cresce de forma misteriosa, esse Reino continua crescendo, dia após dia. Você faz parte desse Reino!
VAMOS PRATICAR
1. Complete:
Jesus diz que com o Reino de Deus também é assim, ao ser semeado nos corações, misteriosa e secretamente ele vai crescendo e tomando forma até que seus frutos sejam visíveis e abundantes.
2. Quanto ao crescimento do Reino de Deus diga se a afirmativa é verdadeira (V) ou falsa (F):
(V) Nós, somos apenas aqueles que lançam a semente, mas não temos o poder de fazê-las crescer e frutificar no tempo que queremos.
(F) O Senhor nos encoraja a permanecermos firmes e constantes, apesar de toda dificuldade, pois o Reino que é pequeno e continuará pequeno e sem qualquer influência.
PENSE NISSO
ACREDITE!
Você faz parte do Reino de Deus. Este Reino está vivo, operante e crescente. Em breve o Rei virá. No tempo certo, Ele dominará sobre tudo e todos para todo o sempre e você fará parte desse reinado. Não troque o Reino de Deus, que é eterno, por nada deste mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine!
Comente com moderação e respeito!