Este Blog tem por objetivo explorar temas relacionados à Educação Cristã e ao Ensino Bíblico. Acredito que o conhecimento das Escrituras é essencial para o crescimento espiritual e a formação de discípulos comprometidos. Neste espaço, compartilho insights, reflexões e recursos para enriquecer sua jornada de fé.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

LIÇÃO 9 - QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

  

 1° TRIMESTRE DE 2025  EBD ADULTOS


TEXTO ÁUREO
Ora, este Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (2 Coríntios 3.17 - NAA)

VERDADE PRÁTICA
É necessário primeiro conhecer a verdadeira identidade do Espírito Santo, à luz da Bíblia, para então poder defendê-la.

LEITURA DIÁRIA

 Segunda – Salmos 104.30
 ■ O Espírito Santo preserva e mantém todas as coisas criadas

 Terça – Mateus 28.19
 ■ O Espírito Santo é igual ao Pai e ao Filho

 Quarta – 1 Coríntios 2.10
 ■ O Espírito Santo penetra todas as coisas até as profundezas de Deus

 Quinta – 1 Coríntios 3.16
 ■ O Espírito Santo é Deus, esse mesmo Espírito habita em nós

 Sexta – Tito 3.5
 ■ O Espírito Santo regenera o pecador

 Sábado – 2 Pedro 1.21
 ■ O Espírito Santo falou por meio dos profetas e apóstolos

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 14.16, 17, 26 • 16.7-14

João 14
16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,
17 - O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.
...
26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. 

João 16
7 - Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.
8 - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:
9 - do pecado, porque não creem em mim;
10 - da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11 - e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12 - Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13 - Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
14 - Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

Hinos Sugeridos: 349 • 387 • 511 da Harpa Cristã

    • Clique no título ABAIXO para ouvir!

  • 349 – OS DONS DO CÉU
  • 387 - DERRAMA TEU ESPÍRITO
  • 511 - GLORIOSO DEUS

■ INTRODUÇÃO
A identidade do Espírito Santo é revelada nas Escrituras desde o livro de Gênesis até o Apocalipse. É fato que a Igreja desde os dias apostólicos o reconhecia como Deus igual ao Pai e ao Filho. Essa deidade absoluta do Espírito Santo é revelada de maneira direta, nos seus atributos divinos e nas suas obras e funções pertencentes a Deus. Todos nós precisamos estudar e conhecer essa verdade bíblica, pois desde a antiguidade existem heresias sobre a Terceira Pessoa da Trindade. É sobre isso que vamos estudar na presente lição.

Palavra-Chave: Espírito Santo

I – O CONSOLADOR 
1. O outro Consolador (14.16). Jesus disse aos seus discípulos que estava voltando para o Pai, mas que continuaria cuidando da Igreja, pelo seu Espírito Santo, seu Paracleto, alguém como Ele, que teria o seu povo. A palavra “outro”, nesta passagem é, no grego, allos, e significa “outro”, da mesma natureza, mesma espécie e mesma qualidade. Se o Espírito fosse uma força ativa, impessoal, conforme o ensino equivocado das Testemunhas de Jeová, a palavra correta para “outro” seria heteros, que significa: “outro do usual, diferente”. O Dicionário Vine afirma: “O termo allos expressa uma diferença numérica e denota ‘outro do mesmo tipo’; o termo heteros expressa uma diferença qualitativa e denota ‘outro de tipo diferente’. Cristo prometeu enviar ‘outro Consolador’ — allos, ‘outro como Ele’, não heteros (João 14.16)”.

2. O Paracleto (16.7). O termo se refere ao Espírito Santo, mas os dicionários da língua portuguesa afirmam que se trata de uma pessoa que defende e protege alguém. O termo grego paraklêtos vem da preposição pará, “ao lado de, próximo”, e do verbo kaléõ, “chamar, convocar”, de modo que essa palavra significa “defensor, advogado, intercessor, auxiliador, ajudador. Paracleto, então, é o Consolador. O Consolador é enviado pelo Pai em nome de Jesus para ensinar os discípulos e fazer lembrar de tudo o que o Filho ensinou e para testificar dEle (João 15.26).

3. Seu uso no Novo Testamento. O termo “paracleto” aparece apenas cinco vezes no Novo Testamento, nos escritos joaninos, quatro vezes no Evangelho, referindo-se ao Espírito Santo (João 14.16, 26 • 15.26 • 16.7). Além dEle o nome é aplicado ao Senhor Jesus e traduzido por “Advogado” (1 João 2.1).

A divindade do Espírito Santo é revelada na Bíblia também nos seus atributos divinos, como acontece com o Senhor Jesus. Ele é onipotente, as Escrituras Sagradas ensinam ser o Espírito a fonte de poder e milagres.

SINOPSE I
O Espírito Santo é o nosso Consolador, o nosso auxiliador de todos os momentos da vida.

II – SUA DEIDADE, ATRIBUTOS E OBRAS
1. Sua deidade. A divindade do Espírito Santo é revelada na Bíblia de maneira que os nomes Deus e Espírito Santo aparecem sempre de forma alternada, tanto no Antigo Testamento como no Novo. O Espírito Santo é Javé na vida de Sansão: “o Espírito do Senhor possantemente se apossou dele” (Juízes 15.14); no entanto, na sequência, lemos que depois de traído por Dalila, Sansão “(...) não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele” (Juízes 16.20). Assim, tanto o Espírito de Javé e Javé, ou seja, o Espírito do Senhor e o Senhor são nomes divinos usados alternadamente. Fica claro, no Antigo Testamento, que o Espírito Santo é o próprio Deus. Esse tipo de linguagem na Bíblia mostra que Ele é Javé. Compare Êxodo 17.7 com Hebreus 3.7-9; Deus de Israel (2 Samuel 23.2,3). Essa forma de apresentação é frequente na Bíblia (Atos 5.3, 4 • 1 Coríntios 3.16 • 2 Coríntios 3.16-18).

Jesus disse que o Consolador é o próprio Espírito Santo. A promessa do Senhor Jesus é 'para que fique convosco para sempre' (João 14.16).

2. Seus atributos. A divindade do Espírito Santo é revelada na Bíblia também nos seus atributos divinos, como acontece com o Senhor Jesus Cristo. Ele é onipotente (Romanos 15.19), e as Escrituras Sagradas ensinam ser o Espírito a fonte de poder e milagres (Mateus 12.28 • Atos 2.4 • 1 Coríntios 12.9-11). A onipresença é outro atributo incomunicável de Deus presente na Terceira Pessoa da Trindade, o que mostra ser Ele onipresente (Salmos 139.7-10). Ele conhece todas as coisas, até as profundezas de Deus (1 Coríntios 2.10,11); conhece o coração dos seres humanos (Ezequiel 11.5 • Atos 5.3-9 • Romanos 8.26,27) e é conhecedor do futuro (Lucas 2.26 • João 16.13 • Atos 20.23), isso por ser Ele onisciente. Possui o atributo da eternidade, pois é chamado de “Espírito eterno” (Hebreus 9.14).

3. Suas obras. São inúmeras as obras de Deus efetuadas pelo Espírito Santo. Ele gerou Jesus Cristo (Lucas 1.35), dá a vida eterna (Gálatas 6.8), guia o seu povo (Salmos 143.10 • Isaías 63.14 • Romanos 8.14 • Gálatas 5.18), é o Senhor da Igreja (Atos 20.28) e santificador dos fiéis (Romanos 15.16 •  1 Pedro 1.2).

SINOPSE II
A Bíblia revela a deidade do Espírito Santo por meio de seus atributos e obra.

III – HERESIAS ANTIGAS E NOVAS
1. As primeiras heresias. Não havia consenso sobre o Espírito Santo no Oriente nas primeiras décadas depois do Concilio de Niceia. Havia diversas interpretações.
a) Os arianistas. Ário considerava também 0 Espírito Santo como criatura, embora esse tema tivesse fora das discussões na época, pois o foco dos debates estava no Filho. Eunômio, um dos arianistas mais radicais, considerava 0 Espírito Santo como a mais nobre das criaturas produzidas pelo Filho a pedido do Pai, dizia que “o Filho é o criador do Espírito”.
b) Tropicianos. Eram uma seita do Egito, cujo nome vem de tropos, “figura”. Atanásio assim o denominou por causa da exegese figurada deles, diziam ser 0 Espírito Santo um anjo e uma criatura.
c) Pneumatomacianos. Surgiram depois dos tropicianos. O termo pneu- matomachoi vem de pneuma, “espírito”, e machomai, “falar mal, contra”, eram os “opositores do Espírito”. Eustáquio de Sebaste (300-380) foi o principal defensor dessa heresia, o movimento negava a divindade do Espírito Santo.

2. As heresias na atualidade. O grupo religioso das Testemunhas de Jeová é seguidor da antiga linha teológica dos arianistas. Seus líderes negam a divindade e a personalidade do Espírito Santo; em sua literatura, grafam seu nome com letras minúsculas. Por exemplo, a Tradução do Novo Mundo (TNM) substitui o “Espírito de Deus” por “força ativa de Deus” (Gênesis 1.2) e usa a expressão: “e todos ficaram cheios de espírito santo” (Atos 2.4). A expressão hebraica ruach ’êlóhim, “Espírito de Deus”, aparece 11 vezes no Antigo Testamento e somente nessa passagem é traduzida na TNM por “força ativa de Deus”.

3. O Espírito Santo em outras religiões. Em algumas religiões no Oriente, a noção sobre o Espírito Santo é confusa, mas se aproxima do pensamento antigo desses heresiarcas, “de modo que nada há novo debaixo do sol” (Eclesiastes 1.9).
a) Uma crença estranha. Os intelectuais da religião islâmica, por exemplo, se apegam às palavras do Alcorão atribuídas a Jesus: “sou para vós o Mensageiro de Allah, para confirmar a Tora, que havia antes de mim, e anunciar um Mensageiro, que virá depois de mim, cujo nome é Ahmad” (61.6). Eles interpretam essa passagem corânica como cumprimento da promessa que Jesus fez sobre a vinda do Consolador, do Paracleto. Eles confundem a palavra grega periclytós, “renomado ao redor, ilustre”, com paraklêtos (João 14.16, 26; 15.26; 16.7). Assim, concluem equivocamente que Maomé é o Consolador prometido por Jesus. Convém lembrar que periklytós não é uma palavra bíblica, não aparece em lugar algum da Bíblia Sagrada, nem no Novo Testamento grego e nem na Septuaginta.
b) Resposta bíblica. Jesus disse que o Consolador é o próprio Espírito Santo (João 14.26). A promessa do Senhor Jesus é “para que fique convosco para sempre” (João 14.16). Trata-se de um ser que não morre, mas sim que vive para sempre, pelos séculos dos séculos. Jesus disse também que o Consolador “habita convosco e estará em vós” (João 14.17) e que, “quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim” (João 15.26). Assim, o Espírito Santo testifica de Cristo, o nosso Senhor.

SINOPSE III
Os arianistas, tropicianos e pneumatomacianos procuraram enfraquecer ou subverter o ensino ortodoxo a respeito do Espírito Santo.

■ CONCLUSÃO
Vimos que a deidade e a personalidade do Espírito Santo estão presentes em toda a Bíblia de maneira abundante e tem sido crença da Igreja desde o princípio, por isso a relevância da defesa dessa doutrina. O Consolador é enviado pelo Pai, em nome de Jesus, para ensinar os discípulos e fazer lembrar de tudo o que o Filho ensinou e para testificar dEle. Não é possível uma força ativa e impessoal ser enviada em nome de alguém tendo tais atributos.

REVISANDO O CONTEÚDO

1. A quem mais o nome “Paracleto” é aplicado nas Escrituras além do Espírito Santo?
Além dEle o nome é aplicado ao Senhor Jesus e traduzido por “Advogado” (1 João 2.1).

2. Como a divindade do Espírito Santo é revelada na Bíblia?
A divindade do Espírito Santo é revelada na Bíblia de maneira que os nomes Deus e Espírito Santo aparecem sempre de forma alternada, tanto no Antigo Testamento como no Novo.

3. Quais os principais grupos na antiguidade que negavam a divindade do Espírito Santo?
Os arianistas, tropicianos e pneumatomacianos.

4. Quem segue a linha teológica dos arianistas na atualidade?
As Testemunhas de Jeová.

5. Qual resposta bíblica podemos dar em relação a crença estranha a respeito do Espírito Santo?
Jesus disse que o Consolador é o próprio Espírito Santo (João 14.26). A promessa do Senhor Jesus é “para que fique convosco para sempre” (João 14.16). Trata-se de um ser que não morre, mas sim que vive para sempre.


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