▶ 1° TRIMESTRE DE 2025 ▶ EBD ADULTOS

TEXTO ÁUREO
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
(Mateus 28.19)
VERDADE PRÁTICA
Desde a eternidade Deus é Pai, Filho e Espírito Santo e essa verdade está em toda a Bíblia.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Gênesis 1.1
■ Os primeiros vislumbres da Trindade
Terça – Isaías 63.8-10
■ Javé, o Anjo de sua face e o Espírito de sua santidade são distinguíveis como três pessoas
Quarta – 1 Coríntios 12.4-6
■ O Deus Triúno presente na distribuição dos dons espirituais
Quinta – 2 Coríntios 13.13
■ A Santíssima Trindade presente na bênção apostólica
Sexta – Efésios 4.4-6
■ Três pessoas: Pai é Pai, Filho é Filho e Espírito Santo é Espírito Santo
Sábado – 1 Pedro 1.2
■ A Trindade atua na obra da salvação
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 3.15-17 • 28.19,20
Mateus 3
15 – Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu.
16 – E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
17 – E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus 28
19 – Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 – ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!
Hinos Sugeridos: 185 • 307 • 553 da Harpa Cristã
- 185 – INVOCAÇÃO E LOUVOR
- 307 – LOUVOR AO DEUS TRINO
- 553 – OH! PAI, O SANTO ESPÍRITO
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■ INTRODUÇÃO
O Novo Testamento mostra que os cristãos do período apostólico reconheciam o seu Deus como triúno sem precisar de formulação teológica, recurso a que a igreja mais tarde precisou recorrer para responder às idéias equivocadas sobre Deus. A Trindade é uma doutrina com sólidos fundamentos bíblicos e, mesmo sem conhecer essa terminologia, a “Trindade”, os cristãos do período apostólico reconheciam essa verdade.
Palavra-Chave: Trindade
I – COMO A BÍBLIA APRESENTA A SANTÍSSIMA TRINDADE
1. A Trindade e o monoteísmo judaico-cristão. As Escrituras ensinam que o Deus de Israel, revelado nas Escrituras dos judeus (Deuteronômio 6.4 • 2 Reis 19.15 • Neemias 9.6 • Salmos 83.18; 86.10), é o mesmo Deus do Novo Testamento (Marcos 12.29-32).
a) Cada uma das três pessoas é chamada “Deus”. A mesma Bíblia que ensina haver um só Deus, e que Deus é um só, ensina também que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. O nome “Deus” se aplica ao Pai sozinho (Filipenses 2.11), da mesma forma ao Filho (Colossenses 2.9) e ao Espírito Santo (Atos 5.3,4).
b) Cada uma das três pessoas é cada “Senhor”. Isso também ocorre com o Tetragrama (as quatro consoantes do nome divino Yhwh), “Senhor”, pois aplica-se ao Pai sozinho (Salmos 110.1), ao Filho (Isaías 40.3 • Mateus 3.3), e ao Espírito Santo (Ezequiel 8.1,3). No entanto, aplica-se à Trindade (Deuteronômio 6.4 • Salmos 83.18).
c) O monoteísmo bíblico não contradiz a Trindade. “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Deuteronômio 6.4). Essa é a confissão de fé no Judaísmo. A palavra hebraica ’echad, traduzida como “único”, indica uma unidade composta, é o mesmo termo usado para afirmar que marido e mulher são ambos “uma só carne” (Gênesis 2.24). O termo ’echad, em Deuteronômio 6.4, indica que o monoteísmo judaico-cristão não contradiz a Trindade.
2. Evidência no Antigo Testamento. Essa doutrina está implícita desde o Antigo Testamento, pois há declarações que indicam claramente a pluralidade na unidade de Deus: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1.26); “disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós” (Gênesis 3.22); “e o Senhor disse: ... Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro” (Gênesis 11.6,7). E, não para por aí, em Isaías 63.8-14, o Espírito Santo aparece alternadamente com Javé e com o “Anjo de sua face”.
3. Revelada no Novo Testamento. A Trindade bíblica, ou seja, a Trindade em si mesma, pregada pelos cristãos, consiste em um só Deus que subsiste eternamente em três Pessoas distintas.
a) A Trindade em si mesma. A base bíblica da Trindade salta à vista de qualquer leitor do Novo Testamento a começar pela Grande Comissão (Mateus 28.19), na distribuição dos dons espirituais (1 Coríntios 12.4-6), na bênção apostólica, também conhecida como bênção trinitária (2 Coríntios 13.13), na unidade da igreja (Efésios 4.4-6), na obra da salvação (1 Pedro 1.2). Além das inúmeras passagens tripartidas que revelam a Trindade (Filipenses 3.3).
b) A Trindade dos credos. A Trindade é a união de três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo em uma só Divindade, iguais em poder, glória, majestade e eternidade, da mesma substância, embora distintas.
SINOPSE I
Embora o termo “Trindade” não esteja nas Escrituras, seu conceito e doutrina são demonstrados por toda a Bíblia.
II – AS HERESIAS CONTRA A DOUTRINA DA TRINDADE
São duas as principais heresias contra a Trindade: o Unicismo e o Unitarismo. Ambas são contrárias à Bíbia, condenadas pelas igrejas antigas e rejeitadas pelos principais ramos do Cristianismo. Nesta lição, trataremos do Unicismo.
l. O Unicismo. Esse movimento desde a sua origem no século 3 é conhecido como monarquianismo, modalismo, patripassianismo e sabelianismo. Os principais heresiarcas representantes desse movimento foram Noeto, Práxeas e Sabélio. O Unicismo não nega a deidade absoluta do Filho e nem a do Espírito Santo, mas negam a Trindade, pois confundem as pessoas. A heresia consiste em negar a Trindade, pois ensina ser o Pai, o Filho e o Espírito Santo uma única pessoa e não três pessoas distintas em uma só divindade. A Bíblia ensina o monoteísmo, ou seja, a existência de um só e único Deus eternamente subsistente em três pessoas distintas (Mateus 3.16,17 • 1 Pedro 1.2). É como afirma o nosso Cremos em nossa Declaração de Fé.
2. A verdade bíblica. Ninguém no mundo chega à conclusão unicista simplesmente pela leitura da Bíblia, pelo contrário, salta à vista de qualquer leitor a distinção dessas três pessoas da Trindade, a começar pelo batismo de Jesus (Mateus 3.16). Diversas vezes Jesus deixou claro que Ele é uma Pessoa e o Pai outra (João 8.16,17; 17.3), embora sejam Eles o mesmo Deus (João 10.30). Com frequência, Ele se dirigia ao Pai como outra Pessoa (Mateus 20.23 • Mateus 26.39, 42); também, nos seus discursos (João 5.18-23; 8.19; 10.18; 11.41,42); e, na oração sacerdotal em João 17. Trata-se de um relacionamento do tipo eu, tu, ele. Quando Jesus anuncia a vinda do Consolador, Ele emprega a terceira pessoa (João 14.16,26). A Bíblia ensina que Jesus é “o Filho do Pai” e não o próprio Pai (2 João 3). Isso significa que não pode ser o próprio Pai do mesmo Filho.
SINOPSE II
O Unicismo e o Unitarismo são duas das principais heresias sobre a Trindade, condenadas biblicamente.
III – UNICISMO: UMA HERESIA ANTIGA NA ATUALIDADE
1. O problema. Na atualidade, existem alguns movimentos evangélicos pentecostais que são unicistas e ensinam a respeito de um Deus diferente. De forma sutil e por meio da música, esses unicistas ensinam esse desvio doutrinário sobre Deus. Isso não é um mero jogo de palavras. Jesus disse que a vida eterna implica esta distinção: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17.3). Essa passagem mostra que a salvação envolve duas pessoas distintas e que esse conhecimento não é cognoscível, mas místico, espiritual, que implica comunhão, fé, obediência, adoração. Conhecer a Deus é o mesmo que conhecer a Cristo, em virtude da unidade de natureza do Pai e do Filho (João 10.30). Jesus disse que ninguém conhece o Filho sem o Pai e vice-versa (Mateus 11.27).
2. Uma reflexão bíblica. O que dizer de pessoas convertidas por meio do ministério dessas músicas unicistas? O poder é da Palavra, e não do tal movimento, a Palavra de Deus é a semente, mesmo sendo semeada por mãos enfermas e infeccionadas, a semente vai germinar. Jesus falou sobre isso no Sermão do Monte (Mateus 7.21-23). Alguns podem dizer que se sentem bem ao ouvir tais músicas. Assim, convém lembrar que ninguém está autorizado a fundar doutrinas com base em experiências humanas. As emoções caíram com a natureza humana no Éden (Jeremias 17.9), e não servem como instrumento aferidor da doutrina. A Bíblia é a única fonte de doutrina e não as nossas emoções, pois somos norteados pela Palavra na direção do Espírito (2 Pedro 1.19 • João 16.13).
3. A posição oficial. O Unicismo é condenado na Bíblia, considerado heresia pelas igrejas desde a sua origem e rejeitado pelos principais ramos do cristianismo e pela nossa Declaração de Fé (III.2). Temos um manifesto oficial contra o Unicismo e o uso de músicas de grupos unicistas em nossas igrejas. A maioria de nossa liderança tem se posicionado contra essa heresia. A importância dessa decisão é para evitar que se adore a outro Jesus, um Jesus falso, diferente do revelado no Novo Testamento (2 Coríntios 11.4). Mas devemos destacar que não somos contra os unicistas, mas contra o unicismo, a doutrina desviante. Devemos manter contato respeitoso no nosso dia a dia com essas pessoas, embora discordando de suas crenças com mansidão (2 João 10,11).
SINOPSE III
O Unicismo, embora seja uma heresia antiga, também está presente na atualidade.
■ CONCLUSÃO
A introdução do Credo de Atanásio resume a doutrina da Trindade: “Todo aquele que quer ser salvo, antes de tudo, deve professar a fé cristã. A qual é preciso que cada um guarde perfeita e inviolada ou terá com certeza de perecer para sempre. A fé cristã é esta: que adoremos um Deus em trindade, e trindade em unidade; Não confundimos as Pessoas, nem separamos a substância”. O problema é que os Unitaristas separam a substância e os Unicistas confundem as pessoas, e assim creem num Deus distinto do que é apresentado pela Bíblia.
REVISANDO O CONTEÚDO
1. O que indica o termo ’echad em Deuteronômio 6.4?
O termo ’echad, em Deuteronômio 6.4, indica que o monoteísmo judaico-cristão não contradiz a Trindade.
2. Cite quatro evidências no Antigo Testamento em favor da Trindade.
“Façamos o homem à nossa imagem” (Gênesis 1.26); “Eis que o homem é como um de nós” (Gênesis 3.22); “desçamos e confundamos ali a sua língua...” (Gênesis 11.6,7, o Espírito Santo aparece alternadamente com Javé e com o “Anjo de sua face” (Isaías 63.8-14).
3. Quais as passagens do Novo Testamento mais contundentes em favor da Trindade?
A Grande Comissão (Mateus 28.19), a distribuição dos dons espirituais (1 Coríntios 12.4-6), a bênção trinitariana (2 Coríntios 13.13), a unidade da igreja (Efésios 4.4-6), a obra da salvação (1 Pedro 1.2).
4. Em que consiste o Unicismo e quais os principais heresiarcas dessa heresia?
A heresia consiste em negar a Trindade. Os principais heresiarcas representantes desse movimento foram Noeto, Práxeas e Sabélio.
5. O que João 17.3 mostra em relação a salvação?
Essa passagem mostra que a salvação envolve duas pessoas distintas e que conhecimento não é cognoscível, mas místico, que implica comunhão, fé, obediência, adoração.
VOCABULÁRIO
Cognoscível: que pode ser conhecido.
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