▶ 4° TRIMESTRE DE 2024 ▶ EBD ADULTOS

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Mateus 6.25
■ A bênção de se entregar e descansar em Deus
Terça – 1 Pedro 5.7
■ Lançando nossa ansiedade sobre Deus porque Ele cuida de nós
Quarta – 1 Timóteo 6.8
■ Contentando-se com o Senhor nosso Deus
Quinta – 1 Tessalonicenses 5.23
■ Cuidando de todas as esferas do nosso ser
Sexta – Mateus 6.34
■ As preocupações e inquietações marcam o nosso tempo
Sábado – Êxodo 33.15 • Atos 1.4,5
■ A provisão da presença do Espírito em nossas vidas
Mateus 6
25 - Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?26 - Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?27 - E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?28 - E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam.29 - E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.30 - Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?31 - Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?
Hinos Sugeridos: 58 • 61 • 467 da Harpa Cristã
Hinos Sugeridos: 58 • 61 • 467 da Harpa Cristã
Nesta lição, estudaremos a promessa de provisão para o crente em suas necessidades. Sabemos que a Bíblia revela que o ser humano é composto de corpo, alma e espírito. Por isso, podemos afirmar que ele tem necessidades físicas, emocionais e espirituais. À luz de Mateus 6, percebemos a importância que o nosso Senhor dá a todas as esferas da natureza humana. Por isso, nesta lição, estudaremos acerca das instruções como promessas que o Senhor dá a respeito das inquietações e preocupações da vida.
Palavras-Chave: Provisão
Assim como o corpo, a alma deve ser cuidada, preservada de maneira irrepreensível. A forma como lidamos com nós mesmos transborda para a forma como agimos com os outros.
SINOPSE I
O Senhor provê as necessidades básicas de toda a Criação, sobretudo do ser humano em sua tricotomia.
SINOPSE II
A ansiedade é um mal global na atualidade. Entretanto, assim como nas enfermidades de ordem física, através de Jesus e da sua Palavra, também podemos obter a vitória sobre ela.
1. Necessidade de salvação. Além de ser corpo e alma, o ser humano também é espírito. Por isso, temos necessidades espirituais. A maior delas é a salvação. Essa necessidade foi causada pelo pecado devido a queda dos nossos primeiros pais (Romanos 5.12). Essa necessidade não é apenas de um indivíduo, mas de toda a humanidade que carece de salvação (Romanos 3.23). Assim, tudo o que o Senhor Jesus fez na Cruz do Calvário providenciou a salvação e preencheu a necessidade espiritual do ser humano (João 3.16-18).
2. Necessidade da presença e direção de Deus. Outra necessidade espiritual de que o ser humano tem é da presença e da direção de Deus na vida. A cada dia que passa, precisamos buscar a presença de Deus mediante a oração para fazer a sua vontade em nossa vida (Êxodo 33.15 • Atos 1.4,5). Além dessa preciosa presença, precisamos também da direção divina em nossa jornada. De tempos em tempos, precisamos tomar decisões, fazer escolhas e agir. Por isso, não podemos fazer nada sem a direção divina. Para isso, nós temos o Espírito Santo, o nosso Ajudador, e a Palavra de Deus como bússola. O Espírito Santo nos ilumina no entendimento das Escrituras e, por isso, nos guia em tudo (Romanos 8.14). Ele preenche essa necessidade espiritual.
3. Necessitados do Espírito Santo. A direção do Espírito é indispensável, mais fundamental ainda é a presença do próprio Espírito em nós. Já dizia o salmista: “Não retires de mim o teu Espírito Santo” (Salmos 51.11). Para cumprir a sua missão na Terra, o Senhor Jesus foi ungido pelo Espírito Santo (Atos 10.38). Da mesma forma ocorre conosco, pois só o Espírito Santo pode convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo (João 16.8); só o Espírito Santo pode nos capacitar para evangelizar de maneira eficaz (Atos 1.8); e até às nossas intercessões não serão bem-sucedidas sem a ação poderosa do Espírito Santo (Romanos 8.26). Sem essa obra, a Igreja não pode avançar. O Espírito Santo provê a nossa necessidade espiritual.
SINOPSE III
Como seres tricotômicos, além das necessidades físicas e emocionais, também temos as carências espirituais, as quais por meio do Espírito Santo, o Senhor também nos provê.
O nosso Deus, por meio de seu Filho, Jesus Cristo, provê todas as nossas necessidades, quer de natureza física, quer emocional ou espiritual, pois Deus nos trata como pessoas inteiras. Dessa maneira, somos convidados a colocar cada área de nosso ser em plena dependência de Deus. De fato, não deixaremos de enfrentar desafios, de tomar decisões arriscadas. Contudo, podemos descansar em Deus e, mediante a presença e direção do Espírito, experimentar um período de plenitude em sua presença.
REVISANDO O CONTEÚDO
1. A que o Senhor Jesus se refere em Mateus 6.26?Jesus faz referência às “aves do céu” que não semeiam, nem segam, nem fazem estoque de comida, mas o Pai Celestial provê seu alimento diário.
2. A quais referências o Senhor Jesus faz em Mateus 6.28 e 30?O Senhor Jesus faz uma referência aos lírios dos campos, que não compram, nem produzem suas roupas, mas o Pai Celestial os veste de maneira bela.
3. O que a Palavra de Deus revela a respeito do que somos?A Palavra de Deus revela que somos corpo, mas também alma (1 Tessalonicenses 5.23).
4. Em quem está a solução para a ansiedade?A nossa solução sempre está em Jesus. Não há enfermidade que Ele não possa curar, mesmo as emocionais (Mateus 12.15).
5. Qual é a maior necessidade do ser humano?A maior delas é a salvação.
REVISANDO O CONTEÚDO
LIÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine!
Comente com moderação e respeito!