▶ 4° TRIMESTRE DE 2024 ▶ EBD ADULTOS

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Filipenses 4.9
■ O Deus de paz está conosco em todo o tempo
Terça – Colossenses 3.15
■ A paz de Deus domina os corações dos que o temem
Quarta – Mateus 5.9
■ Os pacificadores são bem-aventurados
Quinta – Romanos 5.1
■ Por meio de Cristo temos paz com Deus
Sexta – Isaías 9.6,7
■ Jesus, o nosso Senhor, é o "Príncipe da Paz"
Sábado – Filipenses 4.6,7
■ A paz de Deus excede todo o entendimento
Números 6
24 - O Senhor te abençoe e te guarde;25 - O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;26 - O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Filipenses 4
6 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.7 - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
1 Pedro 3
10 - Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano;11 - aparte-se do mal efaça o bem; busque a paz e siga-a.
Hinos Sugeridos: 3 • 178 • 364 da Harpa Cristã
Hinos Sugeridos: 3 • 178 • 364 da Harpa Cristã
O Senhor Jesus é identificado na profecia de Isaías como o “Príncipe da Paz”. De seu principado deriva a paz de que todo ser humano precisa. Por isso, nesta lição, estudaremos a respeito da promessa que está presente na Palavra de Deus. Veremos como a paz é representada no plano de Deus, bem como é apresentada na perspectiva do mundo e, principalmente, a paz que Jesus prometeu para cada um de seus seguidores.
Palavra-Chave: Paz
SINOPSE I
Se a paz reina em nossa vida, devemos buscar ter essa paz com outras pessoas.
1. Uma paz enganosa. Muitos buscam a paz nos vícios, em substâncias tanto ilegais quanto legalizadas, nos jogos, nas baladas, em falsas religiões. Ao longo da história, as pessoas procuram sempre preencher uma lacuna em suas vidas com aquilo que não tem a capacidade de preenchê-las. Outras entendem que a paz é meramente a ausência de guerra, de dificuldades e problemas. A Bíblia revela que a paz do mundo é enganosa porque não tem como fundamento o que é eterno, celestial e divino, mas temporal, terreno e puramente humano (João 14.27). O que Jesus oferece advém da eternidade e, por isso, preenche todas as nossas necessidades independente das circunstâncias que vivemos (João 7.38). A paz do Senhor Jesus não é enganosa, mas verdadeira e sublime.
SINOPSE II
Com Jesus Cristo, o nosso Senhor, desfrutamos de uma paz verdadeira e duradoura.
SINOPSE III
A paz que excede todo o entendimento é uma paz que nos acalma diante das inquietações da vida.
Vimos que a paz de Deus tem a ver com bem-estar, repouso e quietude, mesmo nas horas de grandes tormentos. Contrastamos essa perspectiva de paz com a do mundo que compreende que a paz é a mera ausência de guerra ou se resume a períodos limitados de prazeres. Aprendemos que a Paz de Deus é uma virtude profunda, elevada e eterna. Não se trata de algo passageiro, mas de um estado permanente, que independe das circunstâncias. É a paz que Jesus prometeu.
REVISANDO O CONTEÚDO
1. Escreva a respeito do conceito de paz.No Antigo Testamento, encontramos a palavra “shalom” para “paz”, que tem o sentido de segurança, bem-estar, saúde, prosperidade, paz (Números 6.26); representa tudo o que há de melhor para a vida. No Novo Testamento, em grego, a palavra “paz” é “eirene”, com significado semelhante, contudo, enfatizando a ideia de quietude e repouso (Filipenses 4.6).
2. O que a paz em Números 6 revela?A paz, em Números 6, revela um estado de plena satisfação em Deus a qual o povo poderá desfrutar na sua peregrinação pelo deserto.
3. Por que podemos dizer que a paz que o mundo oferece é enganosa?A paz do mundo é enganosa porque não tem como fundamento o que é eterno, celestial e divino, mas temporal, terreno e puramente humano.
4. Como os Evangelhos apresentam o Senhor Jesus?Os Evangelhos apresentam o Senhor Jesus, o nosso Salvador, como esse “Príncipe da Paz”.
5. De acordo com a lição, o que é a paz que excede todo o entendimento?A paz que excede todo o entendimento é uma paz que nos acalma diante das inquietações da vida.
REVISANDO O CONTEÚDO
LIÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine!
Comente com moderação e respeito!