▶ 4° TRIMESTRE DE 2025 ▶ EBD ADULTOS

TEXTO ÁUREO
“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.”
VERDADE PRÁTICA
Cuidar da alma é uma atitude fundamental para uma vida cristã estável e uma eternidade de alegria e paz.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Salmos 107.8,9
■ O Senhor farta a alma sedenta
Terça – Provérbios 23.13,14
■ Disciplinar a criança faz bem à alma
Quarta – Salmos 49.6-10
■ Nem todo o dinheiro do mundo resgata uma alma
Quinta – Jó 10.1,2
■ Tédio e amargura às vezes invadem a alma
Sexta – 1 Samuel 1.9-11,19
■ Oração é remédio para a alma amargurada
Sábado – Salmos 121.5-7
■ Só o Senhor pode guardar a nossa alma
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 1.27,28 • 2.15-17 • Mateus 10.28
Gênesis 1
27 — E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28 — E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gênesis 2
15 — E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
16 — E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente,
17 — mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Mateus 10
28 — E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Hinos Sugeridos: 193 • 432 • 578 da Harpa Cristã
Hinos Sugeridos: 193 • 432 • 578 da Harpa Cristã
■ INTRODUÇÃO
Na primeira lição apresentamos um conceito preliminar da alma, demonstrando seu lugar na tríplice constituição do homem. Vimos que, junto do espírito e inseparável dele, a alma compõe a parte imaterial ou espiritual do ser humano, que o torna uma pessoa, criado à imagem de Deus. Nesta lição buscaremos nos aprofundar no conceito e distinção da alma, estudando seus atributos e sua importância no relacionamento com Deus e com o próximo.
Palavra-Chave: Alma
I – ATRIBUTOS DA ALMA
1. De volta ao Gênesis. A parte imaterial do ser humano é o que mais o diferencia dos animais, como bem evidenciado na criação (Gênesis 2.7). O homem é um ser pessoal, criado à imagem de Deus, com autoconsciência e autodeterminação. O Criador fez-lhe seu representante, dando-lhe poder de governo sobre toda a obra criada (Salmos 8.3-6): “[...] enchei a terra, e sujeita-a; e dominai [...]” (Gênesis 1.28). Sua capacidade de administração, compreensão e decisão moral é resultado do caráter consciente e autônomo da alma humana. Isso é exemplificado originalmente na aptidão de lavrar e guardar o jardim (Gênesis 2.15), discernir entre o certo e o errado e fazer escolhas (Gênesis 2.16,17) e dar nomes aos animais (Gênesis 2.19). A parte afetiva do homem é demonstrada na afirmação divina da necessidade de uma companheira e na expressão de satisfação de Adão ao receber Eva, que alguns eruditos consideram ser a primeira composição poética da história humana (Gênesis 2.18,23).
2. Entre o espírito e o corpo. A alma do homem é sua personalidade ou distintivo pessoal. Seus três principais atributos são: emoção ou sentimento, razão ou intelecto e volição ou vontade. É, portanto, a sede dos afetos, raciocínio, impulsos, desejos e decisões. O ser humano emprega esses atributos em sua comunicação com Deus e com o mundo físico, principalmente seus semelhantes. Para ter comunhão com Deus, a alma serve-se do espírito. Para comunicar-se com o próximo, o veículo são o corpo e seus órgãos sensoriais (pele, olhos, ouvidos, nariz, boca). Pode-se dizer, então, que a alma funciona entre o espírito, que se conecta com Deus, o Ser Divino, e o corpo, que se conecta com o mundo dos homens. O cântico de Maria, na casa de sua prima, Isabel, é uma típica cena dessa tríplice interação e comunicação (Lucas 1.46,47).
3. A alma abatida. Os afetos da alma em relação a Deus são vistos na poesia do Salmo 42, quando o salmista conversa consigo mesmo: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença” (Salmos 42.5). O contexto indica que o autor experimentava aflição espiritual e alguma crise em sua comunhão com Deus (vv.4,9; 43.2), por isso sua alma estava entristecida e suspirava: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” (Salmos 42.2). O Salmo 84.2 também ilustra essa função da alma, assim como o Salmo 51, no qual Davi fala de sua tristeza e do anseio por um espírito reto, voluntário e renovado, o que devolveria alegria à integralidade de seu ser (Salmos 51.7-12).
SINOPSE I
A alma é a sede das emoções, da razão e da vontade, expressando a personalidade humana criada à imagem de Deus.
A alma é a sede das emoções, da razão e da vontade, expressando a personalidade humana criada à imagem de Deus.
II – A NATUREZA DA ALMA: IMATERIALIDADE E IMORTALIDADE
1. Distinção de substâncias. O texto de Mateus 10.28 é um excelente fundamento para o estudo da alma como parte da natureza imaterial do ser humano. Em um só versículo estão profundas verdades espirituais reveladas por Jesus a respeito de nossa psiquê; algumas delas relacionadas a debates alimentados ao longo de toda a História, inclusive no contexto da Igreja. Em primeiro lugar, Jesus expõe a clara distinção de substâncias entre as partes material e imaterial do homem: uma tangível (o corpo, que pode perecer por ação humana), outra intangível (a alma, que não pode ser destruída pelo homem). Nesse ponto é importante observar que em vários textos das Escrituras a parte imaterial é representada ora pela alma, ora pelo espírito (Eclesiastes 12.7 • Tiago 2.26 • Apocalipse 6.9). Nesses casos as referências sempre abrangem ambas as substâncias devido à sua inseparabilidade.
2. Imaterialidade e responsabilidade pessoal. Ao tratar do perecimento da alma e do corpo no Inferno, Jesus refuta as concepções antropológicas materialistas existentes desde a Antiguidade. Em tempos modernos temos o marxismo, que prega que o homem se resume à matéria, ignorando a existência de uma alma consciente após a morte (Lucas 16.19-31). Essa ideologia ateísta nega a pecaminosidade e a responsabilidade moral do indivíduo. Considera que o mal é estrutural; que a culpa é da sociedade; que as pessoas individualmente são vítimas de estruturas opressoras. Identificam pecados sociais, mas não individuais. Esse engano desconsidera a necessidade de arrependimento, conversão e salvação pessoal e mantém as almas de seus adeptos no caminho da perdição eterna (Atos 3.19 • João 17.3). Toda ideologia que promete soluções absolutas para os problemas do homem por meio de doutrinas sociais, políticas ou econômicas incorre no mesmo erro (Provérbios 4.12,27 • Atos 4.12).
3. Materialismo e teologia. A visão materialista da natureza humana vai além das questões político-ideológicas. Afeta também a teologia, principalmente quanto à missão da Igreja, a ortopraxia, isto é, a prática correta. No campo católico, inspira a Teologia da Libertação. No protestantismo, a Teologia da Missão Integral. Ambas se alimentam de concepções socioeconômicas e políticas comuns ao marxismo, que, por sua vez, tem como fundamento o ideário materialista e crítico, que busca tirar Deus do cenário humano e instigar as lutas de classes. Toda negação da condição pecaminosa do homem é, no mínimo, um ateísmo prático, independentemente do viés que assuma (Lamentações 3.39 • Tito 1.16). Algumas correntes teológicas contemporâneas reinterpretam as Escrituras com base em vertentes da teologia da libertação, e compartilham do mesmo campo de distorção e confusão espiritual (Lucas 11.17 • 1 Coríntios 14.33). Conflitam com a sã doutrina, que é essencial para a salvação da alma (1 Timóteo 4.6,16 • 2 Timóteo 4.1-3).
SINOPSE II
A alma é imaterial e imortal, distinta do corpo, e continuará existindo após a morte, sendo responsável diante de Deus.
A alma é imaterial e imortal, distinta do corpo, e continuará existindo após a morte, sendo responsável diante de Deus.
III – ALMA RENOVADA E SUBMISSA A DEUS
1. Edificação e saúde. A estabilidade de nossa vida cristã e nosso destino eterno dependem de como cuidamos de nossa alma (Lucas 12.13-21). A oração é um meio eficaz para nos livrar da ansiedade, um transtorno de dimensão global (Filipenses 4.6 • 1 Pedro 5.7). Deus nos dá sua paz e protege nossas emoções e pensamentos (Filipenses 4.7); e nos guia no caminho de sua vontade (Colossenses 3.15). Nossa parte é alimentar nossa mente apenas com o que edifica (Filipenses 4.6-8). O que falamos? O que ouvimos? O que lemos? O que vemos? Nossos hábitos diários determinam a saúde de nossa alma (Salmos 1.1).
2. Purificação e renovação. Ainda quanto aos cuidados da alma, a Bíblia nos adverte dos maus pensamentos (Mateus 15.19), dos desejos impuros e perversos (Tiago 1.14,15 • Provérbios 21.10) e das intenções e inclinações malignas (1 Pedro 2.1 • Números 21.5). Devemos purificar e renovar nossa alma (1 Pedro 1.22 • Efésios 4.23,24), para que sejamos transformados e experimentemos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.2), vivendo em santidade e temor (Deuteronômio 4.15 • Josué 23.11-13).
SINOPSE III
A alma precisa ser purificada e renovada continuamente para viver em santidade e comunhão com a vontade divina.
SINOPSE III
A alma precisa ser purificada e renovada continuamente para viver em santidade e comunhão com a vontade divina.
■ CONCLUSÃO
O cristão precisa viver em plena santificação, o que inclui a contínua rejeição de pensamentos, sentimentos e desejos pecaminosos, mantendo pura a sua alma (1 Pedro 1.22 • 1 João 1.7). Atribui-se a Lutero a frase que diz: “Não podemos impedir que os pássaros voem sobre as nossas cabeças, mas podemos impedir que eles façam ninhos sobre elas”.
REVISANDO O CONTEÚDO
1. O que é o homem, segundo a lição?
O homem é um ser pessoal, criado à imagem de Deus, com autoconsciência e autodeterminação.
2. Quais os principais atributos da alma?
Seus três principais atributos são: emoção ou sentimento, razão ou intelecto e volição ou vontade.
3. Como os atributos da alma são empregados na relação do homem com Deus e com seus semelhantes?
Para ter comunhão com Deus, a alma serve-se do espírito. Para comunicar-se com o próximo, o veículo é o corpo e seus órgãos sensoriais (pele, olhos, ouvidos, nariz, boca).
4. Como a imaterialidade e a imortalidade da alma são demonstradas no texto de Mateus 10.28?
Em primeiro lugar Jesus expõe a clara distinção de substâncias entre as partes material e imaterial do homem: uma tangível (o corpo, que pode perecer por ação humana), outra intangível (a alma, que não pode ser destruída pelo homem).
5. No que resulta a visão materialista da natureza humana na ideologia marxista?
Em tempos modernos temos o marxismo, que prega que o homem se resume à matéria, ignorando a existência de uma alma consciente após a morte (Lucas 16.19-31). Essa ideologia ateísta nega a pecaminosidade e a responsabilidade moral do indivíduo.
LIÇÕES DO TRIMESTRE
LIÇÕES DO TRIMESTRE
Lição 1 - O Homem - Corpo, Alma e Espírito
Lição 2 - O Corpo - A Maravilhosa obra da Criação de Deus
Lição 3 - O Corpo e as Consequências do Pecado
Lição 4 - O Corpo como Templo do Espírito Santo
Lição 5 - A Alma - A Natureza lmaterial do Ser Humano
Lição 6 - A Consciência - O Tribunal lnterior
Lição 7 - Os Pensamentos - A Arena de Batalha na Vida Cristã
Lição 8 - Emoções e Sentimentos - A Batalha do Equilíbrio lnterior
Lição 9 - Vontade - O que Move o Ser Humano
Líção 10 - Espírito - O Âmago da Vida Humana
Lição 11 - O Espírito Humano e as Disciplinas Cristãs
Lição 12 - O Espírito Humano e o Espírito de Deus
Lição 13 - Preparando o Corpo, a Alma e o Espírito para a Eternidade
NÃO SAIA SEM ANTES
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