▶ 4° TRIMESTRE DE 2025 ▶ EBD ADULTOS

Neste novo trimestre, somos convidados a mergulhar na sublime revelação da natureza humana conforme as Escrituras. A primeira lição nos conduz ao princípio de tudo: o homem criado por Deus, formado do pó da terra e vivificado pelo sopro divino. Um ser tricotômico — corpo, alma e espírito — feito à imagem e semelhança do Criador, com propósito eterno de glorificá-Lo com todo o seu ser.
TEXTO ÁUREO
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo
o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente
conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor
Jesus Cristo."
(1 Tessalonicenses 5.23)
O texto áureo nos lembra que Deus deseja santificar-nos por completo, conservando-nos irrepreensíveis em espírito, alma e corpo até a vinda de Cristo.
VERDADE PRÁTICA
Deus nos fez corpo, alma e espírito para glorificá-lo eternamente com todo o nosso ser.
A verdade prática desta lição é clara e profunda: fomos criados para glorificar a Deus integralmente.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Salmos 8.3-9
■ O homem é pouco menor que os anjos
Terça – Daniel 7.15
■ O espírito abatido dentro do corpo
Quarta – Zacarias 12.1
■ Deus forma o espírito dentro do homem
Quinta – Jó 7.11
■ Jó menciona corpo, alma e espírito
Sexta – Apocalipse 20.4
■ As almas dos degolados pelo testemunho de Jesus
Sábado – Efésios 3.16
■ O homem interior consiste no espírito e na alma
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 1.26-28 • 2.7,18,21-23
Gênesis 1
26 — E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nosso semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
27 — E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
2B — E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multíplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gênesis 2
7 — E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o Íôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
...
18 — E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
...
21 — Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22 — E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23 — E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, por quanto do varão foi tomada.
Hinos Sugeridos: 5 • 296 • 427 da Harpa Cristã
Hinos Sugeridos: 5 • 296 • 427 da Harpa Cristã
■ INTRODUÇÃO
Deus criou o homem de forma especial, com um propósito especial (Gênesis 1.27,28), como um ato de coroamento de sua criação. E fez isso de maneira sublime e distinta em relação a todos os demais seres viventes. Muito além da expressão "produza a terra", a partir da qual foram criados os animais (Gênesis 1.24), o homem é resultado de uma ação divina, pessoal e plural (Gênesis 1.26). Sua formação é constituída de uma modelagem sobrenatural — "do pó da terra" — e pelo sopro de Deus em seus narizes (Gênesis 2.7). Neste trimestre, estudaremos essa solene, maravilhosa e exclusiva criação, bem como a importância de uma vida equilibrada e saudável no espírito, na alma e no corpo, sob a perspectiva cristã. Abordaremos a Queda e a Redenção, firmados na esperança de nosso completo, iminente e eterno retorno ao Criador (1 Tessalonicenses 4.15-17).
Palavra-Chave: Tricotomia
I – A TRICOTOMIA HUMANA
1. Doutrina e teologia. A Doutrina do Homem está fundamentada em toda a Escritura, numa revelação suficiente para demonstrar quem é o homem, como foi criado e com que propósito (Gênesis 1.26-29 • 2.15 • Salmos 8.3-9 • Efésios 1.3-6). No campo da Teologia Sistemática, ela é conhecida como Antropologia Bíblica, que estuda o homem desde sua origem, constituição e existência, considerando o período anterior à Queda, o pecado original e suas consequências, o plano redentor e a eternidade. Relaciona-se com todas as outras grandes doutrinas da Bíblia e responde às intrigantes e milenares perguntas: Quem é o homem? De onde veio? Para onde vai?
Em um tempo de tanta psicologização da fé e intensa busca de respostas para os problemas humanos em concepções não cristãs, um piedoso e profundo estudo das Escrituras é cada vez mais necessário e urgente, a fim de desfazer toda e qualquer dúvida existencial e gerar uma fé bíblica genuína, sadia e equilibrada (1 Coríntios 2.1-16 • 2 Timóteo 3.16,17 • Hebreus 4.12).
2. A tríplice natureza. A teologia utiliza o termo "tricotomia" para tratar da tríplice constituição do ser humano: o corpo, a alma e o espírito. Essas três substâncias, ou componentes do homem, são descritas tanto no Antigo quanto no Novo Testamento (Deuteronômio 4.9 • Salmos 42.11 • 139.16 • Daniel 7.15 • Zacarias 12.1 • Mateus 10.28 • Lucas 1.46,47 • 1 Co 14.14,15).
O próprio Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado — plenamente homem e plenamente Deus — possuía essa constituição (Lucas 24.39 • João 12.27 • Lucas 23.46). A primeira divisão — as partes material e imaterial — é explicitamente apresentada no ato de formação do homem: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2.7).
3. Físico e espiritual. O processo formativo usado pelo Criador, que é Espírito (João 4.24), foi constituído de uma combinação única: o elemento físico (pó da terra) com o elemento espiritual (o sopro divino), tornando o homem um ser vivente diferente de todos os demais. Os anjos são seres espirituais, porém sem corpo material (Salmos 33.6 • Hebreus 1.13,14). Os animais não possuem a parte imaterial que há no homem (alma e espírito). A “alma” do animal (sua vida) se restringe ao corpo e se esvai com ele (Levítico 17.12-14). Já o termo hebraico para “vida”, em Gênesis 2.7, alusivo ao homem, é chayim (no plural), permitindo a expressão literal “fôlego das vidas”. Isso pode significar que, em um único substantivo, o texto sagrado esteja aludindo implicitamente à vida do espírito humano, da alma humana e do corpo humano.
SINOPSE I
O ser humano foi criado por Deus com uma natureza tricotômica - corpo, alma e espírito - revelando seu propósito e dignidade única na criação.
II – A DISTINÇÃO ENTRE ALMA E ESPÍRITO
1. A alma. Do hebraico nephesh e do grego psyché, “alma” é uma das muitas palavras polissêmicas da Bíblia — possui vários significados. Aparece 755 vezes somente no Antigo Testamento. Seu primeiro sentido é “ser vivo”, como em Gênesis 1.20: “alma vivente”. Nesta acepção, a palavra “alma” é usada também para os animais (Gênesis 1.24) e significa simplesmente “vida”.
A distinção entre a alma do homem e a do animal é evidenciada no processo criativo: procedente do sopro de Deus (Gênesis 2.7), a alma do homem constitui uma substância espiritual, incorpórea, invisível e imortal (Daniel 12.2 • Mateus 25.46 • Lucas 16.22-25 • Apocalipse 20.4). É dotada de razão, sentimento e vontade — atributos dados por Deus ao homem para o exercício de sua missão (Gênesis 1.28), especialmente sua vocação relacionai com o Criador e com os semelhantes (Gênesis 2.15-24 • 3.8). Isso, aliás, decorre do fato de o homem ser um ser pessoal, criado à imagem de Deus (Gênesis 1.26).
2. O espírito. Do hebraico ruah e do grego pneuma, o espírito do homem provém de Deus e constitui sua principal dimensão. É por meio dele que mantemos nossa comunhão com o Criador, o Pai dos espíritos, e o adoramos (Hebreus 12.9 • João 4.23,24). Junto com a alma, e inseparável dela, compõe a parte imaterial do ser humano. É o “homem interior” que, na linguagem do apóstolo Paulo, aparece algumas vezes em contraste direto com o corpo, o homem exterior (Romanos 7.22-25 • 2 Coríntios 4.16-18 • Efésios 3.16-19). Como ensina o pastor Antônio Gilberto, em sua Bíblia com Comentários, “à luz das Escrituras, o espírito é a fonte da vida recebida de Deus. O espírito usa e transmite essa vida à alma, que, por sua vez, a expressa por meio do corpo, utilizando seus sentidos físicos para explorar o mundo exterior e dele receber as necessárias impressões”. São três elementos que formam um único ser ou pessoa.
SINOPSE II
A distinção entre alma e espírito, mostrando que ambos compõem a parte imaterial do ser humano, mas com funções diferentes na relação com Deus e com o próximo.
III – A INTERAÇÃO DAS TRÊS DIMENSÕES
1. Corpo, afetos e somatização. O corpo (gr. soma) é a parte material do ser humano, por meio da qual comumente manifestamos os atributos da alma e do espírito. Empregando o vocábulo “coração” (heb. leb; gr. kardia) — uma das principais palavras que o Antigo e o Novo Testamentos usam como sinônimo de alma —, Salomão bem identificou essa interação ao afirmar: “O coração alegre aformoseia o rosto” (Provérbios 15.13); “O coração com saúde é a vida da carne” (Provérbios 14.30); “O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos” (Provérbios 17.22). Identificados como doenças psicossomáticas a partir do século XX, muitos problemas físicos decorrem de crises da alma (e também do espírito, inclusive pecados, cf. Salmos 31.9,10 • 32.1-5). E como se multiplicam em nossos dias!
2. Equilíbrio e saúde. Da mesma forma que o corpo padece por causa de disfunções da alma e do espírito, estes também sofrem por problemas do corpo — naturais ou não. A língua é um dos membros que mais produzem angústias ao ser humano (Provérbios 18.7,21 • 21.23). Tem o nefasto poder de contaminar a pessoa por inteiro (Tiago 3.6). Um viver santo e equilibrado requer constante vigilância e oração, preservando corpo, alma e espírito de toda a espécie de males, o que inclui cuidados físicos e relacionais saudáveis (Colossenses 3.5-9 • Efésios 4.25-32 • 6.18).
Quanto à crescente busca por medicamentos como solução para todo tipo de problema emocional, é preciso discernimento e cautela. O acompanhamento médico e psicológico é importante em situações clinicamente diagnosticadas, mas, quando o problema tem origem espiritual — como crises produzidas por pecados não confessados —, os medicamentos não resolvem; no máximo, aliviam os sintomas. Arrependimento e abandono do pecado são essenciais para a verdadeira cura da alma (Colossenses 3-8 • Efésiois 4.31 • Tiago 4.6-10 • 2 Crônicas 7-14 • Isaías 53-4,5).
SINOPSE III
O corpo, a alma e o espírito estão interligados. O equilíbrio entre essas dimensões é essencial para uma vida cristã saudável e plena diante de Deus.
■ CONCLUSÃO
Uma correta compreensão espiritual acerca do homem, de sua constituição e propósito é fundamental para uma vida cristã equilibrada (1 Coríntios 2.14,15). Mesmo as almas mais piedosas não encontram verdadeira paz e alegria senão em Deus, o seu Criador (Salmos 42.1 • João 14.27), pois “a alegria do Senhor é a [nossa] força” (Neemias 8.10).
REVISANDO O CONTEÚDO
1. Como é conhecida a Doutrina do Homem no campo da Teologia Sistemática?
No campo da Teologia Sistemática, ela é conhecida como Antropologia Bíblica.
2. A que perguntas milenares a Doutrina do Homem responde?
Responde às intrigantes e milenares perguntas: Quem é o homem? De onde veio? Para onde vai?
3. Qual o significado de tricotomia?
A teologia utiliza o termo “tricotomia” para tratar da tríplice constituição do ser humano: o corpo, a alma e o espírito.
4. Qual a distinção entre a alma dos animais e a alma do homem?
A distinção entre a alma do homem e a do animal é evidenciada no processo criativo: procedente do sopro de Deus (Gênesis 2.7), a alma do homem constitui uma substância espiritual, incorpórea, invisível e imortal (Daniel 12.2 • Mateus 25.46 • Lucas 16.22-25 • Apocalipse 20.4).
5. Como conceituar “espírito”?
Do hebraico ruah e do grego pneuma, o espírito do homem provém de Deus e constitui sua principal dimensão. É por meio dele que mantemos nossa comunhão com o Criador, o Pai dos espíritos, e o adoramos.
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