Este Blog tem por objetivo explorar temas relacionados à Educação Cristã e ao Ensino Bíblico. Acredito que o conhecimento das Escrituras é essencial para o crescimento espiritual e a formação de discípulos comprometidos. Neste espaço, compartilho insights, reflexões e recursos para enriquecer sua jornada de fé.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

LIÇÃO 13 - PREPARANDO O CORPO, A ALMA E O ESPÍRITO PARA A ETERNIDADE

 4° TRIMESTRE DE 2025  EBD ADULTOS


TEXTO ÁUREO
“Mas a nossa cidade está nos céus, donde também
esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.”
(Filipenses 3.20) 

VERDADE PRÁTICA
Na vinda de Jesus nosso corpo abatido será transformado
em um corpo glorioso, e, como um ser integral, habitaremos para sempre com Ele no Céu.


LEITURA DIÁRIA

 Segunda – 1 Pedro 1.22 
 
■ A purificação da alma


 Terça – 1 Pedro 1.15
 ■
Chamado divino e santificação em toda a maneira de viver


 Quarta – Hebreus 12.14

 ■ Sem santificação ninguém verá a Deus


 Quinta – 1 João 3.3
 ■
Santificação para a vinda de Cristo


 Sexta –  Colossenses 1.2
 ■ A santificação posicional em Cristo


 Sábado – 2 Coríntios 7.1
 ■ A santificação progressiva



LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Tito 2.11-14  • 1 Pedro 1.13-16

Tito 2

11 — Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
12 — ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente,
13 — aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo,
14 — O qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

1 Pedro 1

13 — Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,
14  como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15  mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,
16  porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.


Hinos Sugeridos: 304 • 305 • 401 da Harpa Cristã



■  INTRODUÇÃO
Ao longo deste trimestre fizemos uma jornada de estudos acerca do homem, a obra prima da Criação. Buscamos conhecer a vontade Deus para o nosso ser como um todo: espírito, alma e corpo, pois, como enfatiza nossa Declaração de Fé, o homem é uma unidade na pluralidade e uma pluralidade na unidade. Nesta lição concluiremos enfatizando o propósito da santificação na perspectiva da Doutrina Bíblica das Últimas Coisas.

Palavra-Chave: Santificação

I – PRESERVANDO A ESPERANÇA ESCATOLÓGICA
1. 0 alvo celestial. Um dos fatores essenciais para a preservação de uma vida de santificação integral é a esperança escatológica, o anseio pela Eternidade com Deus. Diversos textos bíblicos relacionam a santidade com a vinda de Cristo, de modo a conscientizar os crentes da necessidade de um viver santo (Hebreus 12.14  2 Pe 3.11-14). Sabendo disso, Satanás sempre repete a estratégia adotada desde o Éden: busca confundir a mente do ser humano e desviá-lo da perspectiva estabelecida pelo Criador (Gênesis 3.4,5). O conceito mais comum de pecado é “errar o alvo”. A nova vida em Cristo é uma correção de alvo. Visa tirar-nos da limitada e miserável perspectiva meramente terrena e finita e nos sintonizar com um propósito celestial e eterno (Colossenses 1.3-5).

2. Oposições à visão celestial. Jesus enfrentou terríveis oposições durante seu ministério, a começar pelas tentações do Diabo, que queria mudar o propósito do Messias e confiná-lo aos limites das conquistas terrenas (Mateus 4.8-10). Respondendo a Pilatos, o Mestre enfatizou: “O meu Reino não é deste mundo” (João 18.36). O apóstolo Paulo travou grandes combates com opositores que insistiam em reduzir o Evangelho a temas e questões temporais. Aos coríntios ele advertiu acerca dos que não criam na ressurreição dos mortos, um engano que limitaria a eficácia da fé cristã a esta finita vida (1 Coríntios 15.12): “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (15.19).

3. Inimigos da cruz de Cristo. Aos filipenses, Paulo combateu os que pensavam somente nas coisas terrenas: “O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas” (Filipenses 3.19). Eram inimigos da cruz de Cristo (Filipenses 3.18). Diante disso, o apóstolo proclamou: “Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” (Filipenses 3.20,21). Há ensinos semelhantes aos colossenses (Colossenses 2;3) e aos tessalonicenses (1 Tessalonicenses 4.13).


SINOPSE I
A esperança na eternidade com Cristo fortalece a santificação e mantém o crente focado no propósito celestial.


II – PERIGOS DE TEOLOGIAS MODERNAS
1. Um cristianismo secularizado. Vivemos o perigo de um cristianismo secular, reduzido a pautas e militâncias ideológicas, sociais, políticas e econômicas, enfrentadas por expedientes meramente humanos (Lucas 17.26-30   18.1-8  2 Coríntios 10.4,5). Assiste-se à difusão de uma “teologia pública” que não confronta o pecado. Que confunde e empobrece o sentido de relevância da fé, enfraquecendo a missão da Igreja. Sob o pretexto de levá-la para a arena pública, atua para tirá-la da arena espiritual. Enquanto mais secularismo, menos poder. Jesus espera que conservemos entre nós os verdadeiros sinais que devem seguir os que crerem: expulsão de demônios, novas línguas, maravilhas e curas divinas (Marcos 16.17,18). E tudo isso na perspectiva e expectativa da Eternidade.

2. Falsos discursos. O cristianismo moderno corre um sério risco de ser marcado, em parte, mais por discurso que prática (Tiago 1.22). Isso ganha uma amplitude ainda maior em tempos de comunicação tão volátil. Oriundas de canais mais voltados à cultura e intelectualidade, são muitas as vozes “cristãs” que criticam toda e qualquer tradição, ignorando seus fundamentos. Como pentecostais clássicos, devemos nos precaver de teologias modernas alheias à realidade do crente em seu cotidiano; em seu bairro ou comunidade rural, e permanecer crendo, praticando e pregando um Evangelho simples, porém, integral e poderoso: Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará. Quando se perde o senso da iminente volta de Jesus, compromete-se o valor da santificação (1 João 3.3).

3. Prosperidade, existencialismo e engajamento cultural. Ao longo da história do cristianismo não poucos ventos teológicos vieram e se foram. A própria Teologia da Prosperidade, uma das mais recentes, já não causa o mesmo impacto de quando surgiu. Reduzir a esperança cristã a conquistas terrenas leva a frustrações, além de conduzir a uma visão meramente existencial. Foi o que Paulo concluiu diante dos que, em Corinto, negavam o caráter escatológico da fé cristã. O apóstolo não os poupou. Chamando-os de “bestas feras”, ironizou: “Comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (1 Coríntios 15.32). Acautelemo-nos também da cosmovisão cristã inspirada na escatologia calvinista-amilenista, que, descrendo no Arrebatamento da Igreja e em um Milênio literal, enfatiza o engajamento político e cultural para a redenção dos sistemas humanos e não a proclamação do Evangelho para a salvação dos pecadores. A pregação bíblica é: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3.19).


SINOPSE II
Teologias seculares e distorcidas enfraquecem a missão da Igreja e desviam o foco da santificação e da volta de Cristo.


III – CONSERVANDO ESPÍRITO, ALMA E CORPO
l. Prontos para o retorno de Cristo. Em 1 Tessalonicenses 5.23 Paulo apresenta a santificação intimamente ligada ao propósito da eternidade. Em uma epístola que eminentemente trata da volta de Jesus, o apóstolo dedica o último capítulo para abordar exatamente a obra da santificação. Do versículo 12 ao 22, refere-se aos deveres do cristão em sua vida pessoal e comunitária, concluindo com uma enfática advertência: “Abstende-vos de toda aparência do mal” (1 Tessalonicenses 5.22). Na sequência, aborda a obra divina no processo de santificação: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5.23). O desejo do apóstolo era que, uma vez santificados, os tessalonicenses permanecessem conservados em santificação, prontos para o retorno de Cristo.

2. Uma santificação completa. Conscientes de nossa imperfeição e de que ainda habita em nós uma natureza carnal, devemos desejar e buscar constantemente nos aperfeiçoar em santificação (Apocalipse 22.11). Uma santificação completa, na qual parte alguma de nosso ser fique de fora; nem mesmo nossos afetos, pensamentos e intenções (Mateus 5.8). Tudo em nós deve ser santificado; no espírito, na alma e no corpo. Por nossa própria força isso é impossível, mas pelos meios da Graça Divina isso é plenamente possível. Que vivamos desfrutando de uma profunda convicção de nossa salvação, anelando pela vinda de Cristo. Se algo faltar, não nos esqueçamos: o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado (1 João 1.7).


SINOPSE III
A santificação deve abranger todo o ser do crente como preparo integral para a vinda do Senhor.


 CONCLUSÃO
Pela graça de Deus estamos concluindo mais um trimestre. Vivemos neste mundo, mas não pertencemos a ele (João 17.14). Que, como peregrinos e forasteiros, jamais percamos o anseio pela Eternidade com Deus (1 Pedro 2.11). Enquanto aqui estivermos, vivamos na inteira dependência do Senhor Jesus. Cheguemo-nos diariamente a Ele com inteira certeza de fé, confiados em seu sacrifício por nós na cruz do Calvário. Purificados no espírito, na alma e no corpo, permaneçamos firmes (Hebreus 10.19-23). “Nossa esperança é sua vinda!” (Hino 300 da Harpa Cristã).


REVISANDO O CONTEÚDO


1. Qual a relação entre santificação e esperança escatológica?
Um dos fatores essenciais para a preservação de uma vida de santificação integral é a esperança escatológica, o anseio pela Eternidade com Deus.

2. Qual a estratégia satânica em relação à eternidade?
Satanás sempre repete a estratégia adotada desde o Éden: busca confundir a mente do ser humano e desviá-lo da perspectiva estabelecida pelo Criador (Gênsis 3.4,5).

3. Como se caracteriza o cristianismo secular?
Vivemos o perigo de um cristianismo secular, reduzido a pautas e militâncias ideológicas, sociais, políticas e econômicas, enfrentadas por expedientes meramente humanos (Lucas 17.26-30  18.1-8  2 Coríntios 10.4,5).

4. Cite alguns perigos de teologias modernas.
Cristianismo secularizado, falso discursos, prosperidade, existencialismo e engajamento cultural.

5. Por que temos que nos acautelar da cosmovisão calvinista-amilenista?
Acautelemo-nos também da cosmovisão cristã inspirada na escatologia calvinista-amilenista, que, descrendo no arrebatamento da Igreja e em um Milênio literal, enfatiza o engajamento político e cultural para a redenção dos sistemas humanos e não a proclamação do Evangelho para a salvação dos pecadores.


LIÇÕES DO TRIMESTRE


Lição 1 - O Homem - Corpo, Alma e Espírito

Lição 2 - O Corpo - A Maravilhosa obra da Criação de Deus

Lição 3 - O Corpo e as Consequências do Pecado

Lição 4 - O Corpo como Templo do Espírito Santo

Lição 5 - A Alma - A Natureza lmaterial do Ser Humano

Lição 6 - A Consciência - O Tribunal lnterior

Lição 7 - Os Pensamentos - A Arena de Batalha na Vida Cristã

Lição 8 - Emoções e Sentimentos - A Batalha do Equilíbrio lnterior

Lição 9 - Vontade - O que Move o Ser Humano

Líção 10 - Espírito - O Âmago da Vida Humana

Lição 11 - O Espírito Humano e as Disciplinas Cristãs

Lição 12 - O Espírito Humano e o Espírito de Deus

Lição 13 - Preparando o Corpo, a Alma e o Espírito para a Eternidade



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